versão para impressão

A oração muda a realidade

9 de setembro de 2020

Com a ajuda da ACN, meio milhão de exemplares do Manual de Orações e da Vida Cristã para Católicos foram distribuídos na Arquidiocese de São Paulo. Agora, esse rico material está disponível também online, gratuitamente, no site da ACN.

“Fé e oração caminham juntas: a fé leva à oração; pela oração, expressamos e testemunhamos a fé e a transmitimos aos outros.” Com essas palavras o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, sintetiza a importância de uma vida de oração na apresentação do Manual de Orações e da Vida Cristã. O pequeno livro foi uma iniciativa do próprio Cardeal, que elaborou e organizou o material em meio ao Sínodo Arquidiocesano, que teve início em 2017. Dom Odilo desejava oferecer um instrumento para “ajudar as famílias e as comunidades a consolidar, aprofundar e difundir a fé, de acordo com a antiga verdade: ‘Se eu acredito, eu rezo, se eu rezo, acredito.’”

Um instrumento para as orações diárias

O Manual de Orações e da Vida Cristã contém as orações diárias e as orientações para as devoções católicas mais populares. Além das orações comuns da vida cristã, o livro apresenta os dois Símbolos da Fé (Creio…), que resumem a fé recebida dos apóstolos e professada pela Igreja. Na segunda parte, são apresentados alguns elementos básicos da vida cristã e da moral. Algumas orações apresentadas são para a prática diária, outras são apropriadas para circunstâncias e ocasiões diversas. “É desejável que as famílias façam oração em comum, ao menos, uma vez ao dia: ‘a família, que reza unida, permanece unida’. Também é recomendado que os pais iniciem seus filhos no hábito da oração diária”, acrescentou Dom Odilo.

Disponibilizar esse livro online gratuitamente já era um desejo que estava tanto no coração de Dom Odilo como da ACN. Por conta da pandemia do coronavírus, esse desejo se tornou logo realidade, para ajudar os cristãos que continuam em suas casas, em isolamento social. É um período que as pessoas se aproximaram mais de Deus e estão com sede de um material que possa ajudá-las em seus momentos de oração.

A citação que está no título desta matéria e também na contracapa do livro, é do Papa Francisco. Foi dita durante uma catequese sobre o Pai Nosso. Embora essa catequese tenha acontecido no dia 9 de janeiro de 2019, parece ser feita para o momento que vivemos: “Rezar! A oração muda a realidade, não o esqueçamos. Ou muda as coisas ou transforma o nosso coração. Mas muda sempre. Rezar é desde já a vitória sobre a solidão e o desespero.” A ACN, por ser testemunha do poder da oração nesses mais de 70 anos de história, se alegra em poder ajudar na difusão desse instrumento para a prática da oração.

Clique aqui para fazer o download gratuito da versão digital do Manual de Orações e da Vida Cristã para Católicos.

Leave A Comment