ACN

A busca por um porto seguro

Publicado em: maio 24th, 2024|Categorias: Palavra Viva|Views: 475|

“…o discípulo então se inclinou sobre o peito de Jesus…” Jo 13, 25

Quem de nós não gostaria de se situar nesta cena? Permitam-me exprimir a minha “inveja santa”: inclinar a cabeça sobre o coração de Jesus. Ter a alegria de sentir os batimentos tão humanos de um coração tão divino. É demais para a minha compreensão. Contudo, recordemos. Era a ceia da despedida e Jesus ocupava o lugar no centro da mesa, um lugar de honra. Ao seu lado, à direita, o discípulo amado e, talvez em seguida, Pedro. Com esse posicionamento, tornava-se fácil a Pedro fazer sinal a João e sussurrar a sugestão do interrogatório, a fim de descobrirem quem iria trair o Mestre.

Estavam todos à mesa. A refeição é antecipada por vários e conflitantes questionamentos que nem mesmo o Senhor atenuou. A presença de Jesus deveria bastar, mas as muitas dúvidas perturbaram o ambiente naquela noite, como hoje também. Quanta humanidade! Se estamos de fato com Deus, inseridos na sua Igreja, por que ainda sustentamos tantas dúvidas e aflições?

“Inveja santa”

De certa forma, estamos também presentes naquela ceia derradeira, que não terminou, perdura até os dias atuais. Os figurantes daquela mesa agora somos você e eu, cheios de dúvidas, por vezes inclinados a tantas coisas que nos separam do Senhor. Daqui nasce o que designei de “inveja santa”, ou seja, o desejo de encontrar um porto seguro, de reclinar a cabeça sobre um coração que acolha nossas inquietações para enfim repousar.

Chegamos de novo a junho, um mês bastante propício para revisitar o nosso coração e reorientá-lo ao coração sagrado, amado e amante, de Jesus. Nesse processo a nossa incredulidade e os conflitos internos não são problemas e nem barreiras, pois contamos ainda com a experiência de Tomé, quando Jesus lhe disse: “Estenda aqui o seu dedo e veja as minhas mãos. Estenda a sua mão e toque o meu lado. Não seja incrédulo, mas tenha fé.” (Jo 20,27).

Junto à festa do Sagrado Coração de Jesus temos na ACN uma motivação especial para celebrarmos: o dia do benfeitor da ACN. Eis aqui mais uma oportunidade para agradecer a sua presença em tanto bem que juntos realizamos. Rezo para que você possa sempre encontrar em Jesus e no seu sacratíssimo coração o porto seguro que acolhe e conforta a todos que o buscam.

Frei Rogério Lima
Assistente Eclesiástico Nacional

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Deixe um comentário

Ir ao Topo