ACN

Primeira catedral no mundo dedicada à Santa Teresa de Calcutá

Publicado em: setembro 21st, 2017|Categorias: Projetos ACN|Views: 3501|

Compartilhar

Vinte anos após a morte de Santa Teresa de Calcutá, milhares de cristãos e muçulmanos se uniram para celebrar a consagração da co-catedral católica romana em Pristina, Kosovo.

A Catedral de Santa Teresa de Calcutá também é a única no mundo dedicada à santa albanesa. A consagração ocorreu no dia 5 de setembro, no primeiro aniversário da canonização da Madre Teresa. Não foi apenas uma inauguração, mas também um evento ecumênico e inter-religioso.

Da construção à consagração

A pedra angular da Catedral foi colocada em agosto de 2005 pelo primeiro presidente de Kosovo, Ibrahim Rugova, falecido atualmente. A construção em si começou em 2007. A ACN – Fundação Pontifícia Ajuda àIgreja que Sofre – ajudou em diferentes fases do projeto (2007, 2009, 2014 e 2016). O bispo Dode Gjergji agradece à obra de caridade pastoral: “Empreendemos este projeto confiando na providência de Deus, na força de nossa nação e nas contribuições de nosso povo. Pensamos que a construção levaria décadas. A ACN tem sido a maior apoiadora neste projeto. Obrigado pela cooperação”.

Em nome do presidente internacional da ACN, Cardeal Mauro Piacenza, o assistente eclesiástico internacional da fundação, Padre Martin Barta, disse em seu discurso:

“Estou profundamente satisfeito pelo fato da ACN ter contribuído ativamente para a construção dessa co-catedral. Santa Teresa de Calcutá, intercedei por todos nós, filhos de Deus, para que, nessa terra – banhada por muito sangue e lágrimas e ferida pela violência – essa igreja que leva seu nome possa ser um espaço de pura oração, encontro, diálogo e respeito”

Embora a Santa Sé ainda não reconheça a independência de Kosovo da Sérvia, o Papa Francisco nomeou o Cardeal Ernest Simoni, de 88 anos, como seu enviado especial para liderar a cerimônia. Dom Simoni é albanês, sobreviveu a quase 30 anos de tortura em campos de trabalho e foi condenado duas vezes à morte sob a ditadura comunista de Enver Hoxha.

Diálogo interreligioso

Os bispos das igrejas ortodoxas albanesas e sérvias, bem como as autoridades de várias comunidades religiosas islâmicas, participaram da cerimônia. Embora a comunidade católica seja uma minoria neste país predominantemente muçulmano, a Igreja em Kosovo goza de respeito e autoridade significativa. Os muçulmanos albaneses veem os católicos e os seus sacerdotes como os guardiões da identidade e da história albanesas. Desse modo. os poderes políticos kosovares dotaram a Igreja Católica em Kosovo de reconhecimento especial quando aprovaram a construção da Catedral da Madre Teresa de Calcutá em Pristina, a capital do jovem país.

Alguns anos atrás, o ex-presidente em exercício da Assembleia do Kosovo, Jakup Krasniqi, disse que o motivo do apoio político ao projeto era o papel único que a Igreja desempenha em sua cultura e identidade nacional. Os primeiros documentos escritos na língua albanesa – por exemplo, a fórmula batismal e as Escrituras – foram feitos pela Igreja Católica. Isso, de acordo com Kraniqi, é a razão pela qual as duas religiões, islamismo e cristianismo, têm vivido lado a lado pacificamente, algo praticamente único nesta área dos Balcãs.

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Um comentário

  1. Renildo Lopes 12 de outubro de 2017 at 04:08 - Responder

    Vão ler a biblia pra voces descobrir a verdade e sair da idolatria gente.

Deixe um comentário

Ir ao Topo