A congregação das Irmãs dos Idosos Desamparados (Hermanitas de los Ancianos Desemparados) foi fundada na Espanha em 1873 para ajudar os pobres, necessitados e idosos abandonados, pessoas que já não têm mais ninguém para recorrer. Hoje a congregação tem nada menos que 204 casas em 19 países diferentes, em 4 continentes. Muitas delas na América Central e do Sul, mas as irmãs também atuam nas Filipinas, Moçambique e Europa.
Somente no Peru e Bolívia são 230 irmãs da congregação que cuidam de mais de 2.000 idosos, sobretudo nas grandes cidades onde a estrutura familiar tradicional está em colapso e os mais velhos são, muitas vezes, descartados. O carisma das irmãs cuida da pessoa inteiramente. Ao mesmo tempo que é importante cuidar da higiene e alimentação, é substancial também mostrar-lhes calor humano e ajudá-los em suas necessidades espirituais e psicológicas. Todos esses aspectos fazem parte do apostolado das irmãs, como bem mostra a fundadora da congregação, Santa Teresa Jornet: “cuidar do corpo, para assim salvar a alma”.
As Irmãs dos Idosos Desamparados é um dos projetos ajudados pela ACN (Ajuda à Igreja que Sofre). Sua contribuição permite que elas tenham dedicação exclusiva ao mais necessário, ou seja, acolhendo os vulneráveis de hoje.
Eco do Amor
última edição
Artigos de interesse
Igreja pelo mundo