ACN

Youth Alive – programa católico de prevenção contra a Aids para os jovens

Publicado em: abril 16th, 2014|Categorias: Projetos ACN|Views: 804|

Compartilhar

Foi em 1982, em Uganda, que Miriam Duggan, uma médica qualificada e religiosa franciscana, diagnosticou a Aids pela primeira vez. Era cada vez maior o número de pacientes que vinham ter com ela e posteriormente morriam. Quando viu os filhos destas pessoas ficarem órfãos e serem entregues aos cuidados das avós, que mal tinham o suficiente para viver, decidiu então fazer algo que ajudasse de forma a prevenir. Foi a todas as escolas, alertando as crianças, nas aulas, para os perigos da epidemia. Depois, finalmente, em 1993 fundou a organização Youth Alive.

Desde aí, a iniciativa se espalhou enormemente, organizada num leque de diferentes associações. Só em Uganda há 780 destas associações com pelo menos cinquenta membros cada. Atualmente, o movimento Youth Alive (Juventude Viva) já implementou numerosos programas de prevenção contra a Aids e chegou a mais de 3 milhões de pessoas, nos últimos 15 anos, com as suas campanhas de prevenção. Com efeito, o movimento se espalhou, também, para além das fronteiras do Uganda e existe hoje em oitenta países, sobretudo no continente africano.

A organização trabalha muito de perto com outras iniciativas e com os hospitais e segue estritamente as recomendações do ministério da saúde ugandês: avisar detalhadamente os jovens sobre os riscos da atividade sexual, reforçar as normas sociais e melhorar a qualidade do tratamento dos doentes HIV-positivo.

Os diretores da Youth Alive deixam bem claro que a continência sexual e a fidelidade nas relações são ainda o melhor meio de evitar a infecção com o vírus do HIV. De modo a alcançar o maior número possível de pessoas, organizam workshops nas escolas e paróquias. E estão bem equipados para a tarefa. “Fazemos muita música e teatro para que os jovens consigam perceber a mensagem e passá-la e, deste modo, ajudarem-se através educação mútua”, conta-nos a Irmã Miriam.

“O objetivo do Youth Alive sempre foi o de ajudar as crianças, os jovens e os adultos a adotar um estilo de vida saudável e pró-ativo, livre da Aids, para que assim tenham a chance de realizar seus sonhos.” Pequeno trecho da descrição do programa. A Ajuda à Igreja que Sofre está apoiando este programa com uma contribuição de aproximadamente 280.000 Reais.

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Deixe um comentário

Ir ao Topo