ACN

Níger enfrenta novo sequestro em massa em escolas católicas

Publicado em: novembro 25th, 2025|Categorias: Notícias|Views: 23|

Compartilhar

A Diocese Católica de Kontagora informou um ataque armado durante a noite na St. Mary’s Catholic Primary and Secondary Schools, em Papiri, no Estado de Níger, na Nigéria. O episódio resultou no “sequestro de alunos, estudantes, professores e funcionários da escola, além de um segurança que os criminosos balearam gravemente”.

Além disso, o crime ocorreu de forma repentina e deixou a comunidade local profundamente abalada. Como consequência imediata, o clima de tensão se espalhou por toda a região.

Níger vive escalada de ataques armados

De acordo com a declaração enviada à ACN, os criminosos invadiram o colégio entre 1h e 3h da manhã do dia 21 de novembro de 2025, provocando “medo e angústia dentro da comunidade escolar”.

Além disso, o ataque ocorreu em um momento em que a maioria das vítimas dormia, o que dificultou qualquer possibilidade de reação. Por isso, as autoridades locais classificaram o caso como extremamente grave.

Sequestros em Níger ampliam crise de segurança

A Diocese condenou firmemente o ataque e demonstrou profunda preocupação com o destino das vítimas e de suas famílias. Além disso, as autoridades de segurança acionaram suas equipes imediatamente e iniciaram operações coordenadas para garantir o resgate de todos.

O bispo também reafirmou o compromisso da Igreja ao informar que a Diocese está trabalhando em conjunto com agentes de segurança, líderes comunitários e autoridades governamentais para assegurar a libertação dos sequestrados.

Segundo a nota, a Diocese pediu “que a população mantenha a calma, apoie os esforços de segurança e continue rezando pelo retorno seguro e rápido de todos os sequestrados. Reafirmou seu compromisso inabalável em proteger as crianças e prometeu fornecer atualizações verificadas assim que mais informações estiverem disponíveis”.

Crise se agrava com novos raptos no país

A declaração concluiu com a prece: “Que o Senhor conceda rápida libertação aos sequestrados e continue a proteger Seu povo de todo perigo”.

Entretanto, este não foi o único episódio recente de violência contra instituições educacionais na Nigéria.

Ainda nesta semana, homens armados sequestraram 25 alunas na Government Girls’ Comprehensive Secondary School, em Maga, no Estado de Kebbi, e mataram o vice-diretor da escola durante o ataque.

Criminosos sequestram sacerdote em novo ataque violento

Além disso, criminosos armados sequestraram um padre da Arquidiocese de Kaduna (Estado de Kaduna) nas primeiras horas de 17 de novembro, depois de invadirem a residência de um pároco.

Durante a ação, os agressores levaram o sacerdote à força e mataram o irmão de outro padre. Por fim, eles também fizeram outros moradores reféns, o que ampliou ainda mais a gravidade da situação de insegurança no país.

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Deixe um comentário

Ir ao Topo