Durante o cativeiro, os padres ucranianos Ivan Levitsky e Bohdan Geleta foram injustamente acusados de posse ilegal de armas, em um episódio marcado por acusações forjadas para justificar sua prisão. Mas, apesar das adversidades, sua fé e esperança permaneceram inabaláveis.
A ACN tem o prazer de anunciar a libertação dos padres Ivan Levitsky e Bohdan Geleta do cativeiro russo. A libertação, enfim, ocorreu em 28 de junho, conforme confirmado pelo Departamento de Informação da Igreja Greco-Católica Ucraniana (UGCC), à qual os padres pertencem.
Ambos os padres, membros da Congregação do Santíssimo Redentor, foram detidos em Berdyansk desde a ocupação em 16 de novembro de 2022. Mas, mesmo diante do perigo após a invasão em fevereiro de 2022, escolheram permanecer no local. Eles ministravam para as comunidades grega e católica romana e ofereciam esperança em meio à ocupação.
Arcebispo agradece apoio na libertação dos padres ucranianos
O Arcebispo Maior Sviatoslav Shevchuk, líder da UGCC, expressou profunda gratidão à Santa Sé, especialmente ao Papa Francisco, bem como aos Cardeais Pietro Parolin e Matteo Zuppi, e ao Arcebispo Visvaldas Kulbokas, Núncio Apostólico na Ucrânia, por seu empenho na libertação dos padres. Assista ao vídeo da chegada dos padres clicando aqui.
Apesar da alegria desta notícia, a ACN recorda que muitos civis inocentes continuam sob custódia. Convidamos amigos e benfeitores a manterem suas orações pela libertação destes civis e pela paz na Ucrânia.
Eco do Amor
última edição
Artigos de interesse
Igreja pelo mundo
Que Deus abençoe o Papa, todo o Clero, religiosos que lutam para manter a fé em Deus e que nunca desistem de evangelizar com a graça divina.