Trazemos o testemunho da Irmã Joséphine Toyi, de Burundi. Nascida em um contexto de crise política, com a ajuda da ACN, ela conseguiu estudar e se tornou uma das primeiras religiosas burundianas a obter um Doutorado em Teologia. Atualmente, ela é a superiora geral de mais de 400 religiosas do Instituto das Irmãs Bene Tereziya. Segundo a Irmã Joséphine, a vida consagrada em Burundi não seria o que é hoje sem o apoio da ACN, que formou os apóstolos de uma nova evangelização no país.
A crise política em Burundi e o chamado
Eu nasci em Mugera em dezembro de 1970, dois anos antes da crise política que resultou na morte de muitos membros da minha família. Sempre fui guiada pelas palavras de Jesus: “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei” (João 15:12). Santa Teresinha do Menino Jesus disse: “No coração da Igreja, minha Mãe, eu serei o amor”, e também “quanto mais estou unida a Jesus, mais amarei meus irmãos”. Este é um amor que vai até o fim: “Não há maior amor do que dar a vida pelos amigos”, como disse Jesus!
Tenho respondido a esse chamado como pessoa consagrada desde agosto de 1996, no Instituto das Irmãs Bene Tereziya em Burundi. Para dar amor por amor, me permitindo ser “consumida” como um pequeno pão dado àqueles que Jesus coloca no meu caminho! Pois, enquanto viver, me sinto obrigada a amar as pessoas e guiá-las a Jesus. Por isso, senti um forte desejo de estudar teologia, mas isso era impossível em Burundi.
O apoio da ACN na formação e especialização
Sete meses após meus primeiros votos – em 14 de março de 1997 – recebi uma dispensa especial para estudar filosofia e, em seguida, teologia, nos grandes seminários de Bujumbura e Guitega. Deus é verdadeiro e “não nos dá sonhos impossíveis”, mas eu precisava de uma bolsa de estudos. Após rezar uma novena a Santa Teresinha do Menino Jesus, procurei a ACN, que aprovou meu pedido, primeiro para um diploma em filosofia, e depois para estudar teologia em Burundi.
Sabendo que havia escassez de evangelizadores treinados em Burundi, a ACN também concordou em financiar minha especialização em teologia espiritual. Isso me levou à Pontifícia Universidade Teresianum, onde obtive um diploma e um doutorado em teologia espiritual, além de formação em consultoria bioética. A ACN esteve lá para me apoiar em tudo, e foi assim que me tornei uma das primeiras mulheres em Burundi a obter um doutorado em teologia.
Missão e realizações em Burundi
A ACN me permitiu adquirir as ferramentas necessárias para este apostolado. Como eu teria sido capaz de cumprir a missão que me foi confiada após meus estudos, entre 2011 e 2019, de supervisionar a formação inicial e continuada no Instituto das Irmãs Bene Tereziya, bem como em outras instituições religiosas em Burundi? Como eu teria sido capaz de realizar mais de 50 sessões e vários retiros, um centro para religiosos consagrados e retiros, sem essa formação financiada pela ACN? A qualidade da vida consagrada em Burundi hoje também se deve à ACN, que formou os apóstolos para uma nova evangelização. Quantas vocações foram despertadas, fortalecidas e iluminadas graças a vocês, queridos benfeitores da ACN? “Nada se perde com Deus; sua recompensa será grande no céu!”
Surpresas de Deus e gratidão
Quando estamos felizes em nossa vocação, tudo o que queremos é fazer os outros felizes também! Através do meu profundo desejo de servir e treinar os outros, senti um chamado do Espírito Santo: Vigiar este rebanho, do qual Jesus mesmo é o Bom Pastor! Em julho de 2019, fui eleita superiora geral da nossa comunidade de 430 religiosas.
Esta é uma alegria que compartilho com a ACN, que vê seus “filhos” crescerem e partirem para ajudar outros a crescerem também! A ACN não apenas me treinou, mas continua a acompanhar minha missão, que enfrenta inúmeros desafios. Como eu poderia ter servido a Deus e ao instituto sem a formação e o acompanhamento paciente da fundação pontifícia, como o de uma mãe que ouve o sofrimento do Povo de Deus, os doentes nos hospitais, os jovens sem educação, os catecúmenos, os aflitos que precisam de descanso e reabastecimento, e os missionários no Chade, Camarões e Tanzânia? Quão grande é o alcance de seus esforços, meus queridos amigos da ACN!
Agradecimento aos benfeitores
E agora, enfim, treinados e fortalecidos pela ACN, vamos nos lançar em águas profundas! Nossos corações estão decididos a trabalhar por amor e reconciliação, como pequenas faíscas que brilham na noite do mundo! O amor do Senhor nunca se esgota, Sua compaixão se renova a cada manhã. Obrigada por nos ajudarem a manter nossas lâmpadas acesas para que, com vocês, possamos aproximar o Reino de Deus.
Obrigada, queridos benfeitores que sustentam a ACN, por permitir que Jesus realize este milagre de ressuscitar o mundo! Sua recompensa são nossas orações diárias!
Eco do Amor
última edição