No último dia 19 de janeiro, seis religiosas foram sequestradas por criminosos armados no Haiti. O fato trouxe grande preocupação e repercussão, gerando e um apelo urgente pela libertação imediata das freiras. Junto com o Papa Francisco, a ACN pede a libertação das religiosas e pelo fim da violência que assola o Haiti.
O sequestro ocorreu em plena luz do dia na capital, Porto Príncipe. As irmãs, cujos nomes não foram divulgados, estavam a caminho da universidade quando seu ônibus foi interceptado por bandidos armados. Segundo a mídia internacional, as seis mulheres, junto com outra jovem e o motorista do veículo, foram levadas para um local desconhecido pelos criminosos.
As religiosas pertencem à Congregação de Santa Ana. Tanto a Arquidiocese local quanto a Conferência Haitiana de Religiosos, que representa as ordens religiosas no país, confirmaram e lamentaram o sequestro.
Papa Francisco pede fim da violência
O Haiti tem enfrentado um período de caos e criminalidade nos últimos anos, com gangues armadas assumindo o controle de grandes áreas em Porto Príncipe. A Igreja também tem sido afetada pela insegurança, como em casos anteriores, incluindo o assassinato da missionária italiana Irmã Luísa Del’Orto em 2022 e o sequestro de cinco padres, bem como dois padres em 2023. Todos foram eventualmente libertados.
Por isso a ACN se une às numerosas vozes, tanto nacionais quanto internacionais, que clamam pela libertação das seis irmãs e das outras duas pessoas. O Papa Francisco, durante a oração do Angelus no último domingo, expressou tristeza pelo sequestro e fez um apelo pela libertação das religiosas. Ele pediu, também, por concórdia social no Haiti e o fim da violência que aflige profundamente a população.
Haiti precisa de orações
O Haiti foi destacado pela ACN no artigo Dez países que precisam de orações pela paz no final de dezembro. O Arcebispo de Porto Príncipe, Max Leroys Mesidor, expressou sua esperança por um 2024 melhor, apesar do ocorrido e de todo o contexto de sofrimento causado pela presença de grupos armados e pela indiferença política. O pedido é por orações, buscando apoio internacional para desarmamento e recuperação do país.
O sequestro de seis religiosas é um início desfavorável para 2024 no Haiti. Também marca o maior sequestro em massa de freiras nos últimos anos. Em 2023, um total de quatro religiosas foram raptadas em todo o mundo, três na Nigéria e uma na Etiópia, de acordo com informações recolhidas pela ACN. Em 2022, nove irmãs foram sequestradas em todo o mundo, e todas acabaram libertadas.
Eco do Amor
última edição
Artigos de interesse
Igreja pelo mundo
Nós precisamos nos unir em oração pela paz mundial e fim dos conflitos. Jesus derrama suas bênçãos Rica de misericórdia sobre toda a humanidade. Maria passa na frente e pisa na cabeça da serpente. Ó Virgem Dolorosissima as Vossas Lagrimas derrubaram o império infernal.