Quase nove anos após centenas de milhares de cristãos serem forçados a fugir de suas casas devido à ocupação de suas terras pelo Estado Islâmico (EI), os esforços para reconstruir vidas e infraestrutura continuam. A ACN acaba de ajudar a concluir um desses projetos na cidade de Dohuk, o Novo Centro Pastoral.
Em 6 de agosto de 2014, o mundo assistiu horrorizado quando jihadistas do EI avançaram sobre a Planície de Nínive, no Iraque. Eles forçaram centenas de milhares de cristãos a fugirem de suas terras ancestrais para salvarem suas vidas.
Muitos dos que conseguiram escapar se dirigiram à relativa segurança do Curdistão iraquiano. Se estabeleceram principalmente em Erbil, mas também em outras cidades grandes como Sulaymaniyah, Kirkuk e Dohuk. Após a derrota do EI, alguns retornaram às suas aldeias, mas um número considerável optou por permanecer no que agora consideravam seus novos lares.
Novo Centro Pastoral foi inaugurado
Atualmente, Dohuk abriga cerca de 1.450 famílias católicas, além de muitos cristãos ortodoxos. A maioria dos católicos é caldeia, mas cerca de um terço é síria. Para melhor atender a essa comunidade, em 2019, a diocese iniciou a construção de um grande Centro Pastoral. No entanto, a construção tem sido lenta. Embora Dohuk esteja em uma situação financeira melhor do que muitas das cidades vizinhas, a diocese teve dificuldades em arrecadar fundos.
Após uma visita a Dohuk em março de 2022 e ao ver as necessidades e os planos da diocese em primeira mão, a ACN aprovou um pacote de apoio que permitiu à Igreja local prosseguir com a construção e concluir o projeto. O centro pastoral concluído foi finalmente inaugurado em 8 de julho, pelo atual Bispo Azad Shaba, que está à frente da diocese desde 2021.
O térreo deste novo prédio de três andares será dedicado a atividades diocesanas. Terá a Rádio Maria, um centro de escuta, a fraternidade Madre Teresa para os pobres e doentes, um museu, arquivos e outros serviços, além de um escritório para receber hóspedes. O primeiro andar terá salas que abrigarão as atividades do Instituto de Educação Cristã, da escola diocesana e de outras atividades. O segundo andar será uma residência permanente para o bispo e onze padres.
Bispo agradece ajuda de todos e dos benfeitores
Em um discurso durante a cerimônia de inauguração, o Bispo Azad Shaba agradeceu a seu antecessor e a todos os que trabalharam no projeto. Lembrou, também, dos doadores que ajudaram a tornar o centro realidade. A ACN foi destacada pelo bispo por sua contribuição, que é apenas o mais recente em uma longa e frutífera história de cooperação com comunidades cristãs no Iraque em geral, e em Dohuk em particular.
A ACN continua comprometida em ajudar os cristãos no Iraque a permanecerem em sua terra natal e reconstruírem suas vidas, que foram devastadas pela ocupação do EI. Para muitos daqueles que foram forçados a fugir para Dohuk há nove anos, o novo Centro Pastoral é, inegavelmente, um sinal de grande esperança para um futuro melhor.
Eco do Amor
última edição