Irmã Gianna sorri enquanto fala sobre sua missão em Kambia, Serra Leoa, um lugar sem eletricidade ou quaisquer outros serviços básicos. Com suas Irmãs de Jesus Misericordioso, uma congregação apoiada pela ACN, ela realiza um trabalho essencial em um país ainda se recuperando dos horrores da guerra.
Gianna é uma das três Irmãs de Jesus Misericordioso que atualmente vivem em Kambia. Lá as pessoas não têm serviços básicos, como banheiros e eletricidade. Mas, acima de tudo, falta esperança por um futuro melhor, em um país que luta contra os fantasmas de uma guerra civil que dilacerou a nação entre 1991 e 2002. Morreram mais de 50 mil pessoas e mais de meio milhão foram forçadas a fugir de suas casas. Após a guerra, veio o Ebola e, em seguida, a pandemia. Em um ambiente tão trágico, é difícil manter sonhos vivos.
"Onde quer que vamos, tentamos mostrar que Deus é amor. Não estamos aqui em Serra Leoa há muito tempo, mas através de nosso modo de vida, tentamos mostrar o que significa Deus ser misericordioso, ser amoroso", diz irmã Gianna.
Evangelizando pelo exemplo
A irmã polonesa chegou em Serra Leoa em 2016 e rapidamente começou a fazer grandes planos. O nível de educação era muito baixo e as crianças e jovens tinham dificuldades para escrever e ler. As irmãs queriam abrir um jardim de infância local e um centro pastoral para jovens.
Com a ajuda da ACN, esses sonhos agora se tornaram realidade. "Conseguimos reformar este prédio para que as crianças possam vir aprender. Consertamos o telhado e construímos um banheiro. Agora podemos ensiná-los a usar essas coisas e melhorar seu nível de vida. As crianças vêm todos os dias, aprendem, estudam e brincam, mas também recebem uma refeição quente, o que para elas é raro. Elas são felizes e têm sorte", diz irmã Gianna, expressando sua profunda gratidão a todos os benfeitores que ajudaram a tornar isso possível.
Normalmente, a ACN não apoia jardins de infância, mas Serra Leoa é um caso muito especial, já que escolas e jardins de infância são geralmente o único local possível para a evangelização. A maioria da população é muçulmana, mas há um respeito generalizado pelos valores cristãos. Afinal a maioria dos habitantes educados foi criada em escolas católicas, e, portanto, os pais não têm problemas em deixar seus filhos entrarem em contato com o cristianismo, incluindo a oração.
Um local para ajudar as pessoas em Serra Leoa
Assim foi criado o Centro da Divina Misericórdia. "Agora há um lugar onde podemos organizar retiros de fim de semana. Queremos ajudar as pessoas a crescerem espiritualmente na fé. Nós, as irmãs, queremos lembrar a todos que somos preciosos aos olhos de Deus, porque Jesus deu Sua vida na Cruz por todos", disse a irmã à ACN.
De acordo com a Igreja local, a presença das irmãs teve um impacto muito positivo na vida do bairro, especialmente para jovens e crianças.
Atualmente, há cerca de 100 crianças na creche. Embora sejam muito jovens, as irmãs esperam que o exemplo fique com elas pelo resto de suas vidas. "A maioria das famílias é da região. Aos domingos, eles muitas vezes vestem seus filhos com suas melhores roupas e os enviam para rezar conosco. Esse tipo de evangelização está funcionando. Não podemos evangelizar muito através de palavras, mas através do nosso exemplo, acredito que muitas dessas crianças possam se aproximar de Cristo no futuro."
Eco do Amor
última edição