ACN

Reconstrução de casas na Síria

Publicado em: março 14th, 2023|Categorias: Notícias|Views: 1134|

Luz verde para reconstrução de casas atingidas pelo terremoto.

As igrejas na Síria estão avançando com projetos para reconstrução de casas atingidas pelos terremotos devastadores do mês passado que afetaram o sul da Turquia e o norte da Síria, matando mais de 50.000 pessoas.

E a ACN se comprometeu a fornecer uma quantia para ajudar os cristãos a voltarem para seus apartamentos e casas. Há também o apoio com aluguel para acomodações temporárias para algumas famílias nesse meio tempo.

ACN ajuda na reconstrução de casas

Xavier Bisits, chefe de projetos da ACN para a Síria, enfatizou que, com o país ainda se recuperando da guerra e 90% das pessoas no país vivendo abaixo da linha da pobreza, essa ajuda é absolutamente vital para as famílias cristãs.

Ele disse: "Muitas vezes, a Igreja é a única fonte de ajuda para os cristãos que dizem não receber ajuda da ONU ou de outras ONGs internacionais". E acrescentou que, entretanto, as Igrejas continuam a apoiar aqueles que não têm para onde ir.

"Ainda há pelo menos mil pessoas em abrigos administrados pela Igreja e em salões paroquiais, mas esse número está diminuindo porque eles estão se mudando para a casa de parentes. Em outro casos os engenheiros visitaram suas casas e as declararam seguras", completa Xaver .

Comitê irá coordenar as restaurações

O Comitê Conjunto Ecumênico das Igrejas Cristãs em Lattakia – formado por ortodoxos gregos, ortodoxos siríacos, apostólicos armênios e presbiterianos, além das igrejas católicas – receberá uma quantia da ACN para restaurar mais de 250 casas danificadas pelo desastre natural.

Mais de 100 prédios desabaram na província de Lattakia após o terremoto de 6 de fevereiro, e estima-se que o número de prédios que sofreram algum tipo de dano exceda 17.500.

Ajuda acontecerá em 3 partes

Então, para ajudar as 800 famílias cristãs afetadas diretamente pelo terremoto, as Igrejas dividiram as casas danificadas em três categorias:

· Casas que requerem grandes reparações – quase todas as famílias deste grupo vivem em abrigos ou alojamentos temporários.
· Casas que precisam de renovação significativa.
· Casas estruturalmente sólidas, mas que precisam de pequenos reparos ou reformas.

Reconstrução acontece também em Aleppo

Por fim a ajuda da ACN vai para apartamentos e casas dos dois primeiros grupos. Bisits enfatizou que não seriam edifícios que desabaram. Mas seriam "edifícios que sofreram danos suficientes para impedir o uso ou os engenheiros do governo disseram que não é seguro retornar".

Em Aleppo, onde as igrejas também abriram suas portas para os desabrigados pelo terremoto, um esquema semelhante está em vigor. Sob os auspícios do Conselho Episcopal de Aleppo, foi criado um comitê consultivo de engenheiros especializados, responsável por avaliar todas as casas danificadas para ajudar no retorno dos sobreviventes.

Bisits disse que estava "impressionado com a maneira como as igrejas estão trabalhando juntas para administrar os fundos". Então ele acrescentou que a reconstrução de casas era um projeto incomum para o apoio da ACN. Mas, com as necessidades da comunidade local, se tornou uma urgencia. "A situação dos cristãos no Oriente Médio é tão difícil, especialmente devido à escala de emigração que vimos. O cristianismo morre se eles saem. Então em uma situação de grande necessidade como esta, é importante oferecer ajuda prática – além de continuar apoiando projetos pastorais e espirituais".

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Deixe um comentário

Ir ao Topo