ACN

Ataques perto da congregação na Ucrânia

Publicado em: novembro 10th, 2022|Categorias: Notícias|Views: 1311|

O superior geral da Congregação dos Irmãos Albertinos, Irmão Franciszek Grzelka da Polônia, visitou recentemente seus irmãos e trouxe uma entrega de mantimentos. Os irmãos administram um refeitório e uma padaria, bem como um abrigo para moradores de rua na cidade de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia. Durante sua estada, um ataque de míssil aconteceu perto da casa da congregação.

Em uma entrevista à ACN, o irmão Grzelka relatou: “Durante a última noite de nossa estadia, a área foi atingida por um ataque de mísseis. Perto das duas da manhã, ocorreram cerca de dez explosões no bairro da cidade em que nosso prédio está localizado. Vários deles eram muito barulhentos. As janelas e paredes da nossa casa tremeram. Como descobrimos mais tarde, um prédio de sete andares na área próxima foi destruído. Além disso mais de uma dúzia de civis foram mortos e cerca de 50 ficaram feridos.”

Estes não foram os primeiros ataques. O irmão Grzelka disse: “Houve vários avisos de ataque aéreo durante o dia e à noite, mas não ouvimos nenhuma explosão nas proximidades de nossos irmãos. Eles nos disseram que, nos dias anteriores à nossa chegada, o outro lado da cidade, onde eles administram sua cozinha de sopa, havia sido atacado por mísseis e drones. O irmão Euzebiusz disse que a maioria dos ataques são lançados à noite, mas também houve explosões nas proximidades quando as refeições estavam sendo servidas por volta das 10 da manhã. Felizmente, nenhuma das pessoas pobres ficou ferida.”

Congregação distribui alimentos, mas teme ataques

De acordo com o irmão Grzelka, 1.300 pessoas vêm receber os suprimentos de socorro quando no centro da cidade. Ele ajudou na distribuição durante sua visita e relatou que, embora os beneficiários fossem principalmente mulheres com filhos, também havia alguns homens.

Ele disse à ACN: “Conseguimos distribuir os suprimentos sem incidentes. Vários dos beneficiários são pessoas sem-teto que vêm até nós há anos. Os outros são pessoas novas que foram forçadas pela guerra a depender da caridade. Os preços nas lojas dispararam e há pouco trabalho a ser feito”.

Ele disse que também há um grande grupo de deslocados internos que vieram para Zaporizhzhia de regiões do sul da Ucrânia ocupadas por soldados russos. “Desde o início de março, existem forças russas a cerca de 50 km da cidade. A frente está por perto, mas a cidade ainda está nas mãos dos ucranianos. Oitenta por cento do oblast de Zaporizhzhia está ocupado. Recentemente, Putin realizou referendos fictícios também no oblast de Zaporizhzhia antes de anexar esta província à Federação Russa “no papel”. Os ataques de mísseis à cidade aumentaram muito em número, desde então.”

ACN apoia a congregação há muitos anos

A ACN apoia há muitos anos o trabalho dos Irmãos Albertine na Ucrânia. A ajuda acontece com subsídios para missa, ajuda de subsistência, doações de veículos e financiamento para trabalhos de manutenção e reparo em seus edifícios. A congregação dos irmãos Albertine foi fundada na Polônia. O irmão Grzelka disse à ACN que, desde o início da guerra, os irmãos organizam o transporte de alimentos e outros suprimentos necessários, como geradores e assistência médica para suas organizações na Ucrânia.

“Uma vez por mês, fazemos transportes com dois pequenos caminhões. Aliás o número de pessoas necessitadas cresceu exponencialmente desde o início da guerra. No passado, cerca de 150 pessoas utilizaram os nossos serviços. Em maio, o número de convidados em nosso refeitório e padaria havia aumentado para 700. Então, quando o número ultrapassou 1.000, as autoridades municipais decidiram que a área ao redor do refeitório havia se tornado muito perigosa para a reunião de um grupo tão grande de pessoas e nos atribuiu um novo local para a distribuição de alimentos”, conta irmão Grzelka.

Ao ser questionado sobre sua opinião sobre a situação atual, o irmão Grzelka explicou: “Como Albertines, não nos preocupamos com análises políticas ou militares. Rezamos para que a Ucrânia seja vitoriosa, pela conversão do agressor e pela paz para este país atormentado. Enquanto pudermos, queremos estar com eles e viver nosso carisma de ajudar os necessitados – que são muitos no momento. Somos gratos a todos que apoiam nosso trabalho tanto em Zaporizhzhia quanto em Lviv.”

Quem são os Irmãos Albertinos

A congregação dos Irmãos Albertinos é uma pequena congregação polonesa que pertence à Ordem de São Francisco. Foi fundada em 1888 por Saint Albert Chmielowski. O carisma dos Albertines centra-se no serviço aos pobres, particularmente aos sem-abrigo. Então, atualmente, 34 irmãos estão servindo em seis casas na Polônia e na Ucrânia.

Mas o Generalato da congregação está localizado em Cracóvia, Polônia. Na Ucrânia, entretanto, a congregação tem casas em Lviv e Zaporizhzhia. Um foco especial de seu trabalho é o cuidado pastoral dos sem-teto. Os irmãos orientam os homens dos abrigos sobre como viver segundo o Evangelho. Eles rezam juntos, assistem à Santa Missa juntos e trabalham para colocar suas vidas em ordem. Segundo os irmãos, muitos dos homens foram abandonados por suas famílias e perderam o controle sobre suas vidas. Os irmãos acreditam que o objetivo de seu trabalho com esses homens é ajudá-los a “recuperar um senso de propósito em suas vidas”.

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Deixe um comentário

Ir ao Topo