A ACN está apoiando a eparquia (diocese) de Kamianets-Podilski para ajudar os necessitados como resultado da guerra na Ucrânia. “Graças à sua ajuda meus filhos têm uma cama para dormir, sem ouvir as explosões da guerra”, diz uma mãe deslocada que recebe ajuda da Igreja local.
“Meu nome é Yulya e essas são minhas filhas, Sofiya e Anastasiya, e meus sobrinhos, Ivan e Demian. Até 24 de fevereiro de 2022, todos vivíamos em Brovary”, é assim que essa jovem mãe ucraniana começa sua história. Brovary fica a apenas sete quilômetros de Kiev e nos primeiros dias da guerra foi atingida por mísseis, deixando 7 mortos e 17 feridos. “Meu irmão e eu decidimos levar as crianças para um lugar mais seguro, para a cidade de nossos pais, que fica a 20 km de Brovary”, explica Yulya, sentada em um colchão no chão, cercada por suas filhas e sobrinhos, que tem entre 6 e 13 anos.
“Meu irmão é um soldado. Desde 2014 ele defende a integridade territorial do país, e sua esposa também se alistou nas forças armadas quando sua licença-maternidade terminou”, diz ela, o que também explica por que está cuidando dos sobrinhos. “No dia 6 de março ficou claro que a linha de frente estava se aproximando do lugar onde estávamos. As explosões ficaram cada vez mais altas e com intervalos mais curtos”, disse o jovem à ACN. Yulya descreve com naturalidade o que deve ter sido um caso terrível para a família de seu irmão: “Então, com a aprovação de seus pais, decidimos levar as crianças para um local seguro mais longe”.
Necessitados encontram apoio na igreja
A grande questão permanecia. Para onde eles poderiam ir? Yulya não queria partir com quatro crianças para o desconhecido, “por isso pedi conselho ao meu pároco, padre Román Laba”.
O padre sugeriu que ela entrasse em contato com um colega paulino, padre Yustyn, que na época estava em Kamianets-Podilskyi, cidade no oeste do país, próxima à fronteira com a Moldávia e a Romênia. “Decidi, então, seguir o conselho dele e fomos muito bem recebidos aqui. Quando chegamos a Kamianets-Podilskyi, as crianças puderam dormir em camas e sob um teto, livres do som de tiros e explosões”.
“Padre Yustyn nos deu tudo o que precisamos: comida quente, um lugar para ficar, camas e até material escolar, para que as crianças possam continuar acompanhando suas aulas online. Afinal somos gratos, do fundo de nossos corações, a todos os benfeitores, que permitem que nossas crianças e eu, continuemos a viver com dignidade. Meu irmão e toda a minha família agradecem a todos que se uniram para nos ajudar”. Você quer ajudar os necessitados da Ucrânia? Clique aqui e faça sua colaboração.
Eco do Amor
última edição