ACN

“Vai mais para o fundo, e lançai vossas redes”

Publicado em: setembro 2nd, 2024|Categorias: Projetos ACN|Views: 377|

Quando Jesus faz este pedido a Pedro, Ele está incentivando o experiente pescador a ir além de seus limites, a lançar as redes fora das fronteiras estabelecidas. A obediência de Pedro a esta recomendação do Mestre não ficou sem recompensa: “pegaram tal quantidade de peixes que as redes começaram a se romper” (cf. Lc 5, 1-11).

Na região Amazônica, esse envio de Jesus ecoa significativamente nos ouvidos dos sacerdotes e missionários. Afinal, somente indo a “águas mais profundas”, quilômetros rio adentro, é que encontram centenas de pessoas desejosas por serem “pescadas” para Deus.

A paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, na Diocese de Humaitá, está situada na cidade de Manicoré, a mais de 300 km da capital Manaus, no Amazonas. Ela possui 51 comunidades, sendo a maioria às margens do rio. Há apenas dois sacerdotes e uma religiosa para atender todas as necessidades pastorais da região. Isso significa que estes novos “Pedros” passam a maior parte do tempo em deslocamentos entre uma comunidade e outra, e ainda assim, só conseguem estar em cada uma, em média, três vezes por ano.

As distâncias na região são medidas em horas de barco. Leva-se entre 4 a 11 horas de travessia no rio para chegar às diversas comunidades. E se a distância e a quantidade de comunidades já não fossem desafios grandes o suficiente, os perigos enfrentados nessas travessias tornam cada visita pastoral uma aventura de sobrevivência. São corredeiras violentas, troncos flutuantes que colidem com os barcos, e animais selvagens como cobras e jacarés que espreitam os viajantes do rio, sem falar nas densas nuvens de mosquitos que atacam sem piedade.

Mas graças aos benfeitores da ACN as visitas pastorais na comunidade agora podem acontecer com mais frequência e proteção. Sua doação permitiu que a Diocese de Humaitá ganhasse um barco com cabine coberta e maior economia de combustível. Dessa forma, os sacerdotes e missionários podem chegar de maneira mais protegida e rápida às comunidades mais distantes, levando os sacramentos e promovendo encontros com Deus a essas pessoas com tantas necessidades.

Continue ajudando a levar o Evangelho a “águas mais profundas”. Sua doação faz com que a Igreja continue sua missão de distribuir aquilo que tem em abundância, o amor de Deus.

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Deixe um comentário

Ir ao Topo