O vicariato apostólico de Soddo fica no sul da Etiópia, a aproximadamente 385 km ao sul da capital Addis Abeba. O território do vicariato é de em torno de 47 mil km² de área e tem hoje quase 192 mil católicos.
O número de paróquias está crescendo e há agora 34 delas, junto com numerosos postos de fronteira, os quais estão crescendo cada vez mais. Mas a maioria destas paróquias está apenas começando e muitas não possuem estruturas normais de uma paróquia. Os fiéis são dedicados e entusiasmados e, em geral, constroem suas próprias capelas de madeira e com teto de palha – da forma típica local de “Tukuls” – com suas próprias mãos. Nem é preciso dizer que estas estruturas não duram muito e logo ficam muito pequenas para as comunidades que crescem.
Um exemplo típico é a paróquia de São Francisco em Kanafa. Ela tem um total de 21 postos de fronteira, organizados em cinco diferentes zonas pastorais. Somente uma delas tem uma capela permanente, construída de materiais duráveis, tais como blocos de concreto.
Pedido para capela no vicariato
Agora a ACN recebeu um pedido do pároco, o padre capuchinho (Abade) Abraham Waza, para ajudar a construir uma capela durável em outra destas estações de fronteira, Dakaya. O vilarejo fica a aproximadamente 15 km da paróquia central e só pode ser alcançado através de estradas ruins. Por isso, é impossível para os 500 fiéis católicos, em Dakaya, chegarem à paróquia central para a missa dominical.
Afinal, a capela que eles possuem atualmente, do Arcanjo Miguel, está cada vez mais desgastada, e, de qualquer forma, é muito pequena. Então muitos dos fiéis ficam em pé do lado de fora durante a Santa Missa, embaixo do inclemente sol tropical. “Meu medo é de que mais e mais dos meus paroquianos se afastem para outras seitas”, diz o Abade Abraham, tristemente.
Assim que a nova igreja ficar pronta, a intenção é de que Dakaya se torne uma paróquia independente. Mas, “por conta da pobreza, os métodos de agricultura antigos, o lento progresso de civilização e a fome constante da região, as pessoas das paróquias não têm condição de financiar o projeto. Apesar de tudo, elas ainda querem providenciar madeira, palha, água e oferecem seu próprio trabalho manual para ver a construção da nova paróquia chegar a seu término”, nos assegura o Abade Abraham. A ACN gostaria de ajudar neste projeto. Você quer contribuir?
Eco do Amor
última edição
Artigos de interesse
Igreja pelo mundo