ACN

Um Milhão de Crianças Rezando o Terço

Publicado em: setembro 26th, 2025|Categorias: Notícias|Views: 63|

Compartilhar

A campanha anual da ACN, somada ao apelo do Santo Padre para rezar o Terço todos os dias do mês pela Paz, reforça a importância de outubro como o mês desta devoção mariana. Em um sentido mais direto, a Igreja tradicionalmente reconhece outubro como o mês do Rosário, mas este ano o período assume um significado especial, já que o Papa nos chama para rezar diariamente pela paz. Em 11 de outubro, como parte do Jubileu da Espiritualidade Mariana, o Santo Padre conduzirá o Rosário na Praça de São Pedro.

A ACN se une a esse apelo universal por meio da iniciativa “Um Milhão de Crianças Rezando o Terço”. Assim, no dia 7 de outubro, festa de Nossa Senhora do Rosário, a instituição convoca crianças de todo o mundo para se reunirem em oração em paróquias, escolas e famílias. Até agora, quase 100.000 crianças já se inscreveram para participar desta ação global.

Além disso, o presidente da ACN, cardeal Mauro Piacenza, destacou a oração como necessidade em um “mundo ferido pela divisão, pelo conflito e pelo sofrimento”. Suas palavras tocaram profundamente muitos participantes, que confirmaram sua adesão ao evento.

“Um Milhão de Crianças Rezando o Terço” inspira dioceses

“Compartilhamos plenamente sua preocupação com o alarmante aumento da violência, do ódio e da divisão em todo o mundo. Nestes tempos de provação, acreditamos verdadeiramente que a oração, especialmente o Rosário, continua sendo nossa arma espiritual mais poderosa pela paz, pela unidade e pela proteção das vidas inocentes”, afirmou a Diocese de Faisalabad, no Paquistão, em mensagem à ACN.

Além disso, a diocese reforçou: “Estejam certos de que promoveremos ativamente esta campanha em toda a nossa diocese. Nossas escolas, paróquias e centros catequéticos serão convidados a unir-se a crianças de todo o mundo para erguer suas vozes em oração pela paz e reconciliação”.

Na Índia, o bispo Theodore Mascarenhas de Daltonganj também reconheceu a relevância desse chamado. Segundo ele, “esse convite para unir as vozes das crianças em oração é ao mesmo tempo profético e profundamente necessário”. Ele garantiu que sua diocese apoiará integralmente a iniciativa, promovendo o envolvimento de paróquias, escolas e missões locais.

Mobilização mundial com “Um Milhão de Crianças Rezando o Terço”

Em Mianmar, a adesão também foi confirmada. “Estejam certos de nossa proximidade espiritual. Pediremos com alegria a nossos sacerdotes e religiosos que animem as crianças a se unirem a vocês, unindo nossas intenções às de vocês e de todos os que participam desta campanha. De fato, Nossa Senhora deve estar sorrindo diante de todas as orações e graças que brotaram destes 20 anos de devoção”, afirmou um dos organizadores locais.

Na América do Sul, o bispo Adalberto Jiménez, do Vicariato Apostólico de Aguarico, relatou: “das nossas selvas e rios, de nossas escolas e capelas, do coração verde da Amazônia equatoriana, nos unimos com amor filial à Virgem Maria, e com esperança para o futuro do mundo, que colocamos em suas mãos”. Estima-se que pelo menos 2.500 crianças e 7.000 adultos participarão da celebração.

Já em Angola, o bispo Leopoldo Ndakalako, de Menongue, descreveu a campanha como “uma iniciativa grandiosa, única e oportuna, especialmente neste momento da história”. Ele destacou ainda que “a diocese fará tudo o que puder para que nossas crianças, e de fato toda a comunidade diocesana, participem”.

Testemunhos da África e da Ásia

Ao manifestar seu apoio, o bispo Bruno Ateba, de Maroua-Mokolo, nos Camarões, declarou: “vocês têm razão ao dizer que o terrorismo, a guerra, a violência, o ódio e a divisão estão ganhando espaço, e o número de pessoas em sofrimento está aumentando continuamente. Afinal nosso auxílio está no nome do Senhor, que fez o céu e a terra”.

De forma semelhante, o padre Yakobus Warata, provincial da Congregação do Santíssimo Redentor, na Indonésia, acrescentou: “em um tempo marcado pelo crescimento da violência, da divisão e do sofrimento, suas palavras são um lembrete oportuno e poderoso de que nossa resposta deve estar fundamentada não apenas na ação, mas também na oração profunda e unida”. Ele completou dizendo: “estamos convencidos de que a oração inocente das crianças tem um poder único de tocar o coração de Deus e invocar a paz sobre o nosso mundo atribulado”.

Então a mesma convicção foi compartilhada pelo padre Shelton Dias, da Arquidiocese de Colombo, no Sri Lanka. Ele expressou sua firme crença “que o poder da oração, especialmente o poder do Rosário, pode mudar o mundo. Nada pode superar o poder da oração”.

Duas décadas de oração pelo mundo

Afinal esta é a vigésima edição consecutiva da campanha internacional, que começou em 2005 como um pequeno evento na Venezuela. Em 2023, mais de um milhão de crianças participaram oficialmente pela primeira vez, e o mesmo se repetiu em 2024.

Assim, a Igreja convida paróquias, movimentos, escolas e famílias a rezar não apenas durante todo o mês de outubro, mas especialmente no dia 7 de outubro, festa de Nossa Senhora do Rosário. Na ocasião, segundo o Pe. Anton Lässer, assistente eclesiástico da ACN Internacional, ele lançará “uma onda de oração ao redor do mundo, brotada dos corações das crianças e pronunciada com confiança infantil”.

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Deixe um comentário

Ir ao Topo