ACN

Ucrânia: Freiras cuidam dos feridos e familiares

Publicado em: março 10th, 2022|Categorias: Notícias|Views: 785|

Apesar do risco crescente de permanecer nas zonas de guerra na Ucrânia, as comunidades religiosas ficaram para trás para servir o povo e as freiras cuidam dos feridos.

Magda Kaczmarek, Gerente de Projetos da ACN para a Ucrânia, está em contato constante com os parceiros de longo prazo da fundação. Entre outros, ela está em contato próximo com várias ordens de freiras na área de guerra. “As irmãs estão cheias de medo e ansiedade, mas também se sentem apoiadas pela oração e por uma onda mundial de solidariedade”, relata.

Kaczmarek fala com emoção de uma conversa com uma freira de um convento no norte da Ucrânia. Por razões de segurança, nem o nome da freira, nem a localização podem ser revelados, mas relatos da mídia confirmam que há combates ferozes nesta cidade. Várias vezes durante a noite as irmãs tiveram que se refugiar no porão; elas dormem, portanto, em seus hábitos e véus, para que possam sair correndo de seus quartos a qualquer momento. À noite todo o convento é mantido na escuridão, para não atrair ataques.

Freiras estão sempre alertas para correr dos ataques

Desde o início deste conflito, elas tentaram, na medida do possível, continuar com sua vida conventual. O celular é, no entanto, um companheiro constante quando elas estão no escritório, relata Kaczmarek: “Dessa forma, elas sempre podem receber um aviso antecipado quando outro ataque começar”.

Agora, no entanto, por causa da luta feroz, mesmo o porão do convento não é mais seguro. Portanto, as freiras começaram recentemente a se refugiar à noite em um abrigo antiaéreo. Várias bombas já caíram perto do convento, matando uma jovem família, relata Magda Kaczmarek. “As irmãs agora estão hospedando três famílias no convento, que temiam por suas vidas.”

Portanto, para as freiras, essa não é uma tarefa nova. Muito antes do ataque das tropas russas no final de fevereiro, várias pessoas vieram em busca de ajuda, incluindo famílias afetadas pela guerra que começou em 2014. As freiras cuidam de todos. Prestaram assistência espiritual aos feridos e seus familiares: uma missão tão importante quanto agora. Para a população local, as freiras são um sinal de esperança e orientação. Muitos vizinhos dizem: “Vamos ficar enquanto as irmãs ficarem. Quando elas vão, nós também vamos”.

Ainda há esperança

Mas, apesar da situação sombria, há pequenos vislumbres de luz. “As freiras recebem notícias de todo o mundo de que as pessoas estão pensando nelas e orando por elas. Amigos e vizinhos do convento também mostram grande solidariedade às freiras, embora essas pessoas também estejam em grande aflição”, relata o Gerente de Projetos da ACN. As freiras dizem que os Salmos se tornaram muito reais, relata Kaczmarek. “Eles pedem proteção contra os perigos da guerra, e a promessa da presença de Deus lhes dá força.” Uma das freiras diz que nunca rezou tanto o Rosário como agora.

A ACN ajudou a financiar a construção deste convento e há muitos anos contribui continuamente para as despesas de subsistência das monjas. Elas agradecem à ACN a solidariedade e proximidade. Juntamente com a ajuda material, a fundação convocou as ordens contemplativas de todo o mundo para rezar pela Ucrânia. Em meio ao terrível medo e luta no país, esta é uma forma de apoio que não passa despercebida, relata Kaczmarek após suas conversas com as freiras: “Elas sentem que são parte da Igreja e que muitas pessoas estão com elas.”

Em resposta à eclosão da guerra na Ucrânia, a ACN está enviando ajuda. De acordo com um comunicado do Presidente da ACN, Dr. Thomas Heine-Geldern, o dinheiro se destina a padres e religiosos, que estão trabalhando em todo o país em paróquias, com refugiados, em orfanatos e lares para idosos. Ajude você também fazendo a sua doação.

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Deixe um comentário

Ir ao Topo