Transparência ACN

Relatório de Atividades

2024

Transparência ACN

Relatório de Atividades

2024

A nossa missão e as nossas prioridades em 2024

A nossa missão e as nossas prioridades em 2024

Cardeal Mauro Piacenza
Presidente internacional da ACN

Caros amigos e benfeitores,

Caros amigos e benfeitores,

Ao apresentar este relatório anual e informar sobre a utilização dos recursos que nos foram confiados, podemos ser verdadeiros “peregrinos e testemunhas da esperança”, conforme o lema do Jubileu 2025.

Em meio a grandes dificuldades, tivemos no ano passado a oportunidade de testemunhar uma diversidade única da caridade cristã e, não raramente, também de amor heroico a Deus e ao próximo. Seja na escalada do conflito no Oriente Médio, na devastadora guerra na Ucrânia que já dura mais de três anos, no Haiti mergulhado em caos e anarquia, ou nos países africanos onde a violência jihadista se espalha, trazendo deslocamento, sofrimento e miséria à população.

Através das orações e doações de nossos benfeitores, que abriram mais uma vez generosamente seus corações em 2024, pudemos no ano passado oferecer ajuda em mais de 130 países e mais de 5.000 projetos, espalhando assim a luz da esperança através do abraço fraterno da comunidade eclesiástica.

Os acontecimentos ao redor do mundo e o empenho de muitas pessoas de bem nos fazem compreender como o bem e o mal, a luz e a escuridão estão engajados em uma luta cada vez mais intensa. Em meio a esse conflito, peço que nos unamos em oração esperançosa, voltando-nos para Deus, fonte e doador de todo o bem, da luz e da vida.

Que a bênção do Deus Todo-Poderoso desça sobre todos vocês que contribuem para que esta obra seja uma expressão viva do amor e da graça. Confio vocês e suas famílias à intercessão da Santíssima Mãe de Deus, que é também nossa Mãe.

Cardeal Mauro Piacenza
Presidente internacional da ACN

O que a sua doação pôde fazer em 2024

5.335

projetos apoiados pela ACN em 2024

137

países receberam ajuda da ACN em 2024

Todas as vezes que fizestes isso a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes!

Mt 25,40

Nossas prioridades no ano de 2024

Subsídios para Missa

Em 2024, foi celebrado um total de 1.836.591 Missas a pedido dos nossos benfeitores. Com isso, conseguimos fornecer apoio a um total de 42.252 padres – em média, um em cada dez padres em todo o mundo.

Construção e reconstrução de edifícios da Igreja

A ACN ajuda a construir e reconstruir igrejas, mosteiros, centros pastorais e outras dependências eclesiásticas, para garantir e promover a missão da Igreja Católica em todo o mundo. Só em 2024, 755 desses edifícios puderam ser construídos ou reparados com a nossa ajuda.

Ajuda de emergência em guerra, expulsão, violência e catástrofes naturais

A ajuda de emergência para refugiados está profundamente enraizada na história da nossa instituição de ajuda. Desde o início da década de 1950, a ACN desempenha um trabalho pioneiro no apoio a indivíduos que foram expulsos de seus lares.

Formação de sacerdotes e religiosos

Graças à generosidade dos benfeitores, a ACN ajudou 9.961 seminaristas em 2024. Mas também apoiou a formação dos formadores, sacerdotes que, por sua vez, formarão seminaristas. Além disso, 282 bolsas foram concedidas a sacerdotes que, por exemplo, estavam concluindo o doutorado ou um curso superior adicional.

Meios de transporte para a assistência espiritual

As solicitações de ajuda para compra de veículos chegam de todos os continentes: caminhões, carros, motos, bicicletas, barcos ou mulas, para regiões montanhosas de difícil acesso. Só em 2024, financiamos 478 automóveis, 264 motos, 388 bicicletas e 11 barcos.

Formação na fé de leigos

Em muitos países do mundo faltam sacerdotes. Nesses locais, a formação de leigos para o serviço catequético é um elemento essencial para a preservação da fé. Em 2024, a ACN apoiou 805 projetos de formação aos leigos.

Ajuda existencial para religiosas

Especialmente nas regiões com falta de sacerdotes, as irmãs cuidam de todos: crianças, adultos, órfãos, enfermos e pessoas em busca de esperança. Estas irmãs frequentemente trabalham em condições bastante difíceis. Só em 2024, a ACN apoiou o trabalho dessas religiosas na África, América Latina, Ásia e Europa Oriental por meio de 867 projetos.

Distribuição de Bíblias, livros religiosos e meios audiovisuais

“Ide pelo mundo e anunciai o Evangelho a toda a criatura”, ordenou Jesus. A ACN atende esta ordem. Mais de 844.200 livros religiosos foram produzidos e distribuídos com a ajuda da ACN em 2024.

Cada centavo doado para a ACN e todos os demais dados financeiros são auditados em três etapas: [1] de forma individual em cada escritório nacional; [2] de forma coletiva, com todos escritórios, por uma empresa independente, atualmente a PwC; [3] e, por fim, pela Esmolaria Apostólica, no Vaticano.

Cada centavo doado para a ACN e todos os demais dados financeiros são auditados em três etapas: [1] de forma individual em cada escritório nacional; [2] de forma coletiva, com todos escritórios, por uma empresa independente, atualmente a PwC; [3] e, por fim, pela Esmolaria Apostólica, no Vaticano.

Isso assegura que as doações tiveram uma entrada registrada e uma saída justificada.

Fizemos muito, mas muito ainda ficou por fazer

Em 2024, a ACN recebeu 7.296 solicitações de ajuda, mas conseguiu atender somente 5.335. Isso significa que 1.961 pedidos de ajuda tiveram que ser recusados por falta de recursos e, por isso, aguardam nova oportunidade.

Com a sua ajuda, a ACN pôde atender 73% dos pedidos de projetos que recebeu em 2024

Se foi possível, foi graças a você!

Obrigado!