ACN

Terremoto causa “Desespero absoluto” na Síria

Publicado em: fevereiro 6th, 2023|Categorias: Notícias|Views: 21423|

O terremoto devastador que atingiu o sul da Turquia e o norte da Síria na madrugada de segunda-feira afetou diretamente milhares de pessoas em ambos os países. Isso inclui muitas comunidades cristãs na Síria que já enfrentavam uma situação difícil após mais de uma década de guerra, perseguição e, mais recentemente, uma crise financeira incapacitante.

Há relatos não confirmados de várias mortes entre as comunidades cristãs, e pelo menos um padre foi morto quando um prédio desabou em Alepo. O arcebispo Jean-Clement Jeanbart escapou por pouco da morte e está no hospital.

A ACN já se mobiliza para enviar ajudas emergenciais para a Síria, já tão afetada pela guerra e agora vitimada por mais essa catástrofe. Um dia após o terremoto do dia 6 de fevereiro, o responsável pelos projetos da ACN na região, Xavier Bisits, já está na região para acompanhar as necessidades. No momento, todas as igrejas que estão em condições abriram suas estruturas para acolher aqueles que perderam tudo.

Para ajudar, basta fazer sua doação para a ACN clicando aqui ou também é possível fazer uma doação pelo PIX da acn: pixitau@acn.org.br

Muitas cidades e vilas com uma população cristã significativa, como Alepo, Homs, Lattakia e Hama foram gravemente afetadas e a ACN já confirmou que alguns cristãos nesses locais foram mortos ou feridos, por enquanto, todos os seus colaboradores locais e parceiros do projeto foram encontrados e estão bem. A ACN recebeu relatos não confirmados de mortes entre famílias cristãs em Alepo e Lattakia e relatos de pelo menos 20 feridos entre os cristãos em Hama.

Terremoto já causou várias mortes, entre eles um padre

O padre Emad Daher morreu quando a residência do arcebispo emérito dos católico greco-melquitas em Aleppo, Jean-Clement Jeanbart, desabou. O próprio Dom Jeanbart, antigo parceiro de projetos da ACN, escapou por pouco e atualmente está hospitalizado e estável. Outro homem cristão que estava no prédio também morreu.

Há ainda relatos de danos estruturais em alguns edifícios, como a Catedral Siríaca Ortodoxa de São Jorge, em Alepo, a Igreja Franciscana em Lattakia e pequenos danos no Hope Center, apoiado pela ACN, também em Alepo.

Igreja está em choque com o terremoto

“A Igreja na Síria está chocada com a catástrofe. Mesmo em lugares tão distantes como Beirute, as pessoas saíram às ruas, preocupadas que outra explosão estivesse prestes a desestabilizar seu país. Por enquanto, a Igreja está verificando seu povo e suas famílias, disse Regina Lynch, diretora de projetos da ACN Internacional. Ela também pediu orações por todos aqueles que foram mortos, feridos ou afetados de outra forma pelo terremoto.

O arcebispo de Homs, Jean Abdo Arbach, já comentou o terremoto, dizendo que os 30 segundos que durou “mudou completamente a vida de milhares de pessoas”.

“Esperamos que o terremoto abra os corações das comunidades internacionais e de todos os líderes mundiais, para que ajudem a Síria. Não se esqueçam das pessoas que sofrem. Afinal, a população está em estado de absoluto desespero e angústia. Há pessoas vagando pelas ruas, sem saber para onde ir, procurando desesperadamente por familiares e amigos. Muitas pessoas morreram ou estão desaparecidas”, disse à ACN o arcebispo, que também é diretor da seção síria da Cáritas.

ACN reforça sua ajuda

Além de manter os projetos já apoiados na Síria, a ACN ajudará também de forma emergencial os cristãos na Síria que, após 12 anos de guerra, enfrentam mais essa tragédia em pleno inverno. Clique para fazer a sua doação.

Enquanto isso, os projetos da ACN, incluindo refeitórios sociais, apoio a idosos e projeto médico, continuarão. Afinal é preciso ajudar a população, que agora está mais carente do que antes.

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

3 Comentários

  1. Maria de Fátima 19 de outubro de 2024 at 23:29 - Responder

    Senhor tenha misericórdia Jesus eu confio em voz

  2. IVANIRA LIMA DE SANTANA 14 de fevereiro de 2023 at 11:34 - Responder

    DEUS TODO PODEROSO TENHA DE COMPAIXÃO DESSE PAÍS, QUE TANTO SOFRE SOCORRE TEU POVO SENHOR.
    NOSSA MÃE MARIA, CUBRA COM SEU MANTO SAGRADO TODOS QUE CONFIAM EM VÓS. INTERCEDE MÃE COM TEU FILHO JESUS CRISTO, NOSSO VERDADEIRO PAI E CRIADOR DAS NAÇOÉS. TURQUIA NA SÍRIA. TEM DE MISERÍCORDIA MEU DEUS!
    JESUS EU TE AMO!
    JESUS EU CONFIO EM VÓS!
    ALEGRIA DO SENHOR É A NOSSA FORÇA!
    MARIA PASSA Á FRENTE E PISA NA CABEÇA DA SERPENTE
    OBRIGADA JESUS!

  3. Neuza Alves do Nascimento 9 de fevereiro de 2023 at 19:07 - Responder

    Enviei minha pequena contribuição! Estarei em oração. E creio na misericórdia de Deus para está Nação.
    Meu Deus quanto sofrimento! Tenha misericórdia meu Deus.
    😢

Deixe um comentário

Ir ao Topo