ACN

Sudão: Casa da Unidade

Publicado em: julho 11th, 2016|Categorias: Projetos ACN|Views: 829|

O cristianismo é a religião mais perseguida no mundo inteiro. Mais de cem milhões de cristãos sofrem violentamente a opressão e a expulsão de suas terras. E nas listasinternacionais de perseguição e extermínio de cristãos, o Sudão está na vanguarda.

Nos termos do artigo 5 da Constituição, a Sharia é a fonte da legislação e da jurisprudência no Sudão. Minorias religiosas, sobretudo cristãs, estão expostas à arbitrariedade do regime islâmico. Igrejas e terrenos que não estão mais sendo utilizados podem a qualquer momento passar para a propriedade do Estado. Além disso, não existem licenças para a construção de novas igrejas. As igrejas e os seus sacerdotes são vigiados pelos serviços de inteligência. Catequese e ensino nas escolas ficam na sombra da arbitrariedade. A sensação de vulnerabilidade e o medo são companheiros constantes dos padres.

Nesse clima é fundamental sentir a solidariedade dos cristãos no mundo – porém, mais ainda, o espírito de comunhão entre todos. Os padres nas 27 paróquias da Arquidiocese de Cartum precisam de um lugar onde eles possam falar abertamente e cultivar um intercâmbio sobre o seu trabalho, suas perspectivas pastorais, seus sucessos e problemas. Um lugar onde possam encontrar conselho e braços abertos, onde sintam afeto e compreensão. Uma casa onde possam rezar, pensar e planejar, onde possam aprofundar seus conhecimentos teológicos e discutir a aplicação pastoral dos mesmos. Em suma, eles precisam de uma casa de oração, uma casa de restabelecimento espiritual e mental.

Essa casa existe. É para lá que vão os padres do Sudão e Sudão do Sul. É uma casa da unidade. Mas está velha, caindo aos pedaços. Rachaduras nas paredes, vazamentos no telhado e portas empenadas testemunham o seu uso constante e a necessidade urgente de reforma. Para isso não se requer nenhuma autorização, é só ter o dinheiro. Nós prometemos a reforma para que esse oásis de amor, no meio de um ambiente hostil, possa continuar atuando.

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Um comentário

  1. Marcos 11 de julho de 2016 at 19:45 - Responder

    Deus pode tudo.

Deixe um comentário

Ir ao Topo