ACN

Sinais do Eterno

Publicado em: dezembro 5th, 2024|Categorias: Projetos ACN|Views: 203|

Os católicos na Ucrânia já estão celebrando seu terceiro Natal na guerra. “Será que o Menino Jesus vai nos trazer a paz?” é a pergunta ansiosa que fazem. Religiosas estão trabalhando incansavelmente para aliviar os sofrimentos do povo. Mas elas mesmas não sabem se chegarão ao dia seguinte…

A Irmã Jonasza, das Irmãs de Santa Isabel, em Chornomorsk, presenciou recentemente o ataque de um míssil: “A explosão foi tão forte que toda a nossa casa foi sacudida. Cada um desses vários momentos que vivenciamos deixa traumas, mas acreditamos firmemente que Deus nos protege. Aprendemos a apreciar infinitamente o dom da vida e agradecemos a Deus com lágrimas nos olhos por cada novo dia que nos é dado viver.”

No meio de um mar de necessidades, os sinais do Eterno não passam desapercebidos. As Irmãs experimentam a toda hora como a Providência Divina preenche suas mãos vazias. Às vezes uma doação de alimentos chega de repente, quando elas já não tinham o que fazer, considerando o grande número de pessoas que atendem. As Irmãs Missionárias Beneditinas de Mykolayiv conseguiram abastecer um vilarejo inteiro com uma inesperada ajuda.

“Tudo disso fez os moradores do povoado quererem saber mais sobre a nossa Igreja e a nossa vocação. Foi uma oportunidade maravilhosa de evangelização. Nós nos sentimos como os apóstolos quando Jesus multiplicou os pães para a multidão faminta”, comenta a superiora, Irmã Faustyna.

Misericórdia que cura

As Irmãs da Misericórdia de Odessa se dedicam às pessoas em situação de rua, aos que se abrigam em cemitérios e na beira de lixões, mas estão sempre atentas aos sinais do Eterno: “Ele cura por meio de Sua presença e contato. Vemos como se curam grandes ferimentos que, na verdade, precisariam de tratamento hospitalar. Mas essas pessoas não são aceitas para internação, e ferimentos tão graves não costumam simplesmente sarar nessas circunstâncias. É um presente de Deus compartilhar a alegria dessas pessoas e ver a esperança nos seus olhos.”

Essas e muitas outras religiosas passarão o Natal junto aos necessitados, aos solitários e aos refugiados. Não sabem o que irão comer e não sabem se sobreviverão após o Natal. Eles todos querem dar as boas-vindas ao recém-nascido, ao Príncipe da Paz. Um grande e novo sinal de que a esperança pela paz não deve esmorecer. Sua doação vai chegar até eles!

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

2 Comentários

  1. GILVAN 16 de dezembro de 2024 at 22:52 - Responder

    Olá! Boa noite! A Paz de Jesus!
    Eu mesmo já experimentei essa presença do Eterno, quando do nada, sem eu esperar, apareceu o dinheiro que eu precisava. Mesmo assim, deve ser angustiante o que essas irmãs passam, porque essa realidade que elas vivem, não sei se eu suportaria, mas ultimamente os religiosos e religiosas têm sido grandes exemplos de fé e confiança em Deus para mim. Deus abençoe a todas! FELIZ NATAL!

  2. JOSE ANTONIO 10 de dezembro de 2024 at 16:53 - Responder

    DEUS NOSSO PAI SABE O QUANTO EU DESEJARIA QUE ESSAS IRMÃS MISSIONÁRIAS TIVESSEM UM NATAL CRISTÃO. SEM GUERRAS COM COMIDA PARA TODOS. MAS INFELIZMENTE NÃO TENHO COMO AJUDAR. SÓ MESMO COM MINHAS ORAÇÕES.

Deixe um comentário

Ir ao Topo