ACN

Seminaristas do Congo pedem ajuda

Publicado em: agosto 3rd, 2023|Categorias: Notícias|Views: 778|

Compartilhar

Atualmente, pouco mais de 60 jovens estão passando por formação no propedêutico Seminário Abade Kaumo, em Kasongo, na República Democrática do Congo. Os seminaristas se reúnem lá para rezar, assistir aulas, cozinhar, trabalhar na horta do seminário e praticar esportes. O seminário passa por necessidades econômicas, o que afeta a formação que eles recebem. A ACN recebeu alguns depoimentos, tanto de seminaristas como de professores, descrevendo as condições em que vivem, os desafios que enfrentam e o alívio que obtêm com a ajuda fornecida pela ACN.

“Desde que cheguei ao seminário, recebemos uma boa formação dos nossos professores. Somos ensinados por padres e algumas pessoas leigas competentes. Agora a casa tem eletricidade, o que nos permite estudar melhor, inclusive à noite”, diz Katamea Maybu Fidèle, que está no primeiro ano da fase propedêutica do seminário, em uma carta escrita à mão para a ACN, agradecendo aos benfeitores pela ajuda fornecida ao seminário.

Então, devido às precárias condições de vida, os seminaristas frequentemente adoecem. “A falta de água é o principal motivo das doenças em nossa comunidade”, diz Zéphyrin Mukamba Mukelo, um estudante do segundo ano. “Temos apenas cinco tanques em nossa casa para coletar água da chuva. Temos que usar essa mesma água para todas as nossas necessidades. Isso causa tifoide, diarreia e muitas outras doenças com as quais o seminário tem que lidar”, acrescenta Zéphyrin.

Seminaristas enfrentam condições precárias

As precárias condições afetam a vida diária e os estudos dos seminaristas. Além disso eles precisam de mais recursos para poderem ter uma melhor formação. “Temos uma biblioteca pobre, que está faltando muitas coisas e só tem livros antigos”, diz Katamea Maybu Fidèle.

Mas não são apenas os seminaristas que estão preocupados. Seus professores também estão. “Temos um problema aqui que afeta quase todos os alunos, que é o baixo padrão acadêmico. Então, para superar essa dificuldade, precisamos de muitos recursos e materiais para garantir a formação contínua. No entanto, os recursos que temos ainda são insuficientes”, diz o padre Vincent-Vercus Mateso, vice-reitor, responsável por questões acadêmicas e tesoureiro do seminário.

“É por isso que dizemos que sua ajuda financeira e material é muito necessária neste seminário, para que possamos preparar melhor os futuros padres”, acrescenta o padre Mateso.

Padre agradece apoio recebido pela ACN

“Sinto-me obrigado a agradecer a todos aqueles que têm se mostrado preocupados com o aprimoramento de nossa formação e que nos apoiaram para que possamos continuar com essa tarefa celestial. Expressamos nossos agradecimentos e rezamos por vocês”, diz Zéphyrin.

De fato a ajuda financeira e material, como a oferecida pela ACN, libera os professores do seminário das preocupações econômicas e os torna mais disponíveis para se concentrarem no desenvolvimento espiritual dos seminaristas, muito para o alívio deles.

A ACN ajuda os 61 seminaristas do Abade Kaumo com bolsas de estudo e apoia cinco membros da equipe com subsídios para Missas.

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Deixe um comentário

Ir ao Topo