ACN

“Semanário Católico” na Bósnia e Herzegovina recebe apoio

Publicado em: janeiro 15th, 2024|Categorias: Projetos ACN|Views: 438|

O “Semanário Católico” em croata teve sua primeira edição em 1922 e, assim, em 2022, celebrou seu centenário. Ele não foi publicado de forma contínua ao longo desse tempo, sendo proibido pelos comunistas em 1945 e só restabelecido em 2002. Mas ainda assim representa uma voz crucial da Igreja Católica neste país, anteriormente parte da Iugoslávia comunista. Atualmente, onde muçulmanos, ortodoxos e católicos ainda coexistem. Alcançando áreas remotas do país, o jornal é lido não apenas por católicos. Miroslav Cahar, diretor do centro de mídia católica na Arquidiocese de Vrhbosna, onde o jornal é publicado, relata que “muito aconteceu durante esse tempo. Houve muitas dificuldades para suportar, mas também pudemos experimentar muitas graças de Deus.”

No entanto, hoje, o principal desafio enfrentado pela Igreja Católica na Bósnia e Herzegovina não é mais o comunismo. E, sim, a crescente islamização promovida por alguns estados árabes. Além disso, há a necessidade contínua de promover a reconciliação entre as diversas comunidades religiosas e étnicas do país. Afinal elas ainda são marcadas pelas consequências das guerras nos Balcãs na década de 1990. Acrescenta-se a isso a crise social e econômica geral enfrentada pelo país. “Em tempos difíceis como esses, nosso jornal pode trazer coragem, consolação e enriquecimento para muitas pessoas que se encontram sozinhas, deprimidas e confusas. Como uma voz que fala por nós e sobre nós, é um sinal de que a Igreja aqui ainda é vital e viva”, explica Miroslav Cavar.

O “Semanário Católico” é publicado 50 vezes por ano, com uma tiragem de 2500 exemplares. No entanto, os custos de impressão aumentaram devido à recente crise. Portanto, para evitar que essa importante voz católica na Bósnia e Herzegovina se cale, estamos oferecendo ajuda para custear sua publicação.

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Deixe um comentário

Ir ao Topo