Uma residência paroquial foi atacada neste domingo, 15 de janeiro, no estado de Níger, na Nigéria. Pe. Isaac Achi teria sido assassinado ao ser queimado por homens armados desconhecidos, e seu assistente, Pe. Colins Omeh, foi ferido a bala. Enquanto isso também surgiram relatos do sequestro de outro sacerdote no sul da Nigéria neste domingo.
De acordo com informações enviadas à ACN por fontes locais da Igreja, um grande número de homens armados invadiram a casa dos padres na paróquia de São Pedro e São Paulo em Kafin Koro, diocese de Minna. Então eles queimaram tudo, até o chão. A residência dos padres está localizada na saída da cidade, que fica entre Minna e Abuja. Lá tem uma presença católica significativa. Inesperadamente o ataque aconteceu na madrugada deste domingo.
As mesmas fontes afirmam que os agressores pretendiam sequestrar o sacerdote. "Pela dimensão e duração do ataque, podemos dizer que foi planeado e organizado", disse o contato local à ACN. Fotos e um vídeo recebidos pela fundação pontifícia mostram a dimensão do ataque e os danos causados pelo incêndio.
Sacerdote da Nigéria entrou em contato com a polícia
Relatos da mídia dizem que o P. Isaac Achi conseguiu entrar em contato com parentes, que alertaram a polícia, mas quando as autoridades chegaram não puderam fazer mais nada.
Existem relatos conflitantes sobre o que exatamente aconteceu. A ACN ainda está esperando por mais detalhes, mas alguns relatos na mídia dizem que, após cerca de uma hora tentando entrar na residência, os homens armados encharcaram o lado de fora da casa com combustível e jogaram. O P. Colins Omeh, que também estava na casa paroquial, tentou fugir, mas foi baleado, enquanto o P. Isaac Achi não conseguiu sair da casa e morreu queimado.
A saber este é o segundo assassinato de um padre católico nas duas primeiras semanas de 2023. O padre Jacques Yaro Zerbo foi assassinado em Burkina Faso em 3 de janeiro. Afinal, segundo a imprensa nigeriana, o P. Achi já havia sobrevivido a um atentado a bomba em 2011.
Imprensa publicou notícias de sequestro
Mas a notícia deste mais recente ataque na Nigéria chega no mesmo dia em que a imprensa nigeriana publicou relatos sobre o sequestro de um padre em Omu Ekiti, no governo local de Oye, no sul da Nigéria. Afinal o padre Michael Olofinlade, da Arquidiocese de Ibadan, é o primeiro padre católico a ser sequestrado na Nigéria em 2023.
A Nigéria tem sido um país particularmente perigoso para o clero católico nos últimos anos. Em 2022, quatro padres foram assassinados no país e 28 foram sequestrados.
A ACN pede orações pelo Pe. Isaac, pela cura do Pe. Colins. Pede, também, pela comunidade católica local e pela Diocese, que foi profundamente afetada pelo incidente. Também reza pela segurança e libertação rápida do Pe. Olofinlade.
Eco do Amor
última edição
Artigos de interesse
Igreja pelo mundo