ACN

Quem semeia colhe amor

Publicado em: fevereiro 10th, 2022|Categorias: Projetos ACN|Views: 448|

Piauí é conhecido como o estado mais católico do Brasil. Isso não quer dizer que a vida dos sacerdotes da capital Teresina seja fácil. Grande parte da população é carente. Por isso mesmo a ACN tem ajudado não apenas na formação de novos padres, mas também no sustento de dezenas de sacerdotes que estão nas regiões menos favorecidas.

Padre Amarido da Silva está na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, zona sul da capital, uma região com 25 mil habitantes espalhados em 8 comunidades urbanas e rurais. Com a ajuda de três Irmãs Missionárias do Sagrado Coração de Jesus, Padre Amarildo procura evangelizar e promover a vida por meio das celebrações dos sacramentos, com encontros das diversas pastorais, visitas às famílias e aos enfermos.

A região é muito carente. “Há apenas uma escola de ensino médio, o que faz com que muitos migrem para escolas afastadas de suas casas. Não há sistema de esgoto doméstico e temos um alto índice de violência familiar, roubos, venda e consumo de drogas”, descreve o sacerdote.

Padre Amarildo explica que a maior dificuldade que ele sente é não poder atender a todos como eles precisam e como ele gostaria. “Sofremos com a falta de recursos financeiros para ajudar na qualificação dos agentes de pastoral”.

Fidelidade na ajuda

A ajuda oferecida pela ACN possibilita que os sacerdotes continuem suas atividades e estejam sempre próximos ao povo. “Esta ajuda é muito importante. Nem sempre a paróquia tem recursos para auxiliar no meu sustento. Tenho vivido uma grande experiência de fé junto a esse povo e aos seus pastores.”

Aos benfeitores da ACN, o Padre Amarildo agradece a fidelidade na ajuda: “Muito obrigado por não se cansarem na generosidade. As suas orações e caridade acalentam multidões, trazem sorrisos, esperança, oportunidades e a certeza de que não estamos sozinhos. Assim, cumprem-se as palavras de Jesus: ‘Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos’ (Mt 28,20)”.

Também o Padre Rubens Chaves recebeu ajuda da ACN para continuar sua missão na Área Pastoral São José: “Temos uma população de cerca de 36 mil pessoas. Até seis anos atrás, toda a Região da Grande Santa Maria – zona norte de Teresina –, tinha apenas uma paróquia e era atendida por um padre com fortes limitações de saúde. Dom Jacinto Furtado, Arcebispo de Teresina, criou aqui áreas Pastorais e Diaconias. A necessidade da presença eclesial era urgente. Por isso o apoio da ACN para nós tem sido muito bem-vindo e necessário”.

A maior parte das pessoas da área pastoral depende de programas do governo ou trabalham com salários que, em geral, não passam do mínimo. Alguns vivem abaixo da linha da pobreza. A realidade econômica tem se agravado, sobretudo depois da pandemia do coronavírus. A Igreja é, muitas vezes, a última esperança.

Padre Rubens também agradece aos benfeitores da ACN: “Quem semeia amor, colhe amor. E meu amor por vocês vem pela oração amiga, sobretudo elevada em cada Eucaristia. Muito obrigado!”

No Brasil e no mundo todo, sacerdotes contam com a sua ajuda para levar os sacramentos e estar perto dos mais necessitados. Faça sua doação para que mais sacerdotes sintam que não estão sozinhos em usa missão!

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Deixe um comentário

Ir ao Topo