Padre Roberto Tenório: “Antigamente quando tínhamos trinta pessoas em uma celebração, era como se fosse uma multidão. Hoje é impossível celebrar para menos de oitenta pessoas, graças à vossa ajuda”

A comunidade Nossa Senhora de Fátima pertence à Paróquia São José, em Custódia, no sertão de Pernambuco. Eles estão comemorando com muita fé e devoção a nova capela que foi construída graças à ajuda dos benfeitores da ACN.

O Padre Roberto Tenório do Amaral, há 28 anos na diocese de Floresta (sertão do nordeste brasileiro); conta que antes da construção da capela as missas eram celebradas debaixo de árvores. Na capela que foi construída, ocorre a catequese, o Terço dos Homens, Encontro de Casais e outras atividades pastorais.

“Graças à ajuda dos benfeitores da ACN hoje estamos aqui nesta capela”, disse Pe Roberto.

Eliane Gomes é participante ativa na comunidade. Ela conta que, de fato, depois da construção muita coisa boa vem acontecendo. Da mesma forma, lembra que o surgimento do Terço dos Homens foi muito importante; pois os homens passaram a frequentar a comunidade, algo que não acontecia anteriormente. “Hoje a capela tem mulheres, jovens, crianças e homens, todos juntos participando da celebração da vida de Deus”, disse ela.

Moradora da comunidade vizinha, Ana Kalene passou a participar das missas após a construção da capela. “Antes as celebrações não tinham um lugar fixo para serem feitas. Era cada vez na casa de um, ou debaixo de uma árvore. Mas agora, com a capela, o pessoal participa e eu venho com toda minha família”, conta.

A diocese de Floresta está a cerca de 430 quilômetros do Recife. De acordo com Dom Gabriel Marchesi, bispo de Floresta, “a região é bem violenta. Sobretudo porque aqui é uma terra de machistas; então as coisas se resolvem na ponta da faca. Ademais, existem também guerras entre famílias aqui. No entanto, as coisas estão melhorando. Por isso, investimos bastante na implantação de uma cultura de paz aqui; desse modo, ajudamos as pessoas a refletirem. Falamos muito também na importância do perdão para que possamos alcançar a paz. Porém ainda existem aqui muitas pessoas que gostam de viajar com a arma na cintura.”

Além disso, a construção de uma capela sempre anima a vida de uma comunidade. Em uma terra onde a violência ainda impera, a fé ajuda as pessoas a buscarem a paz. Onde antes os fiéis se reuniam com dificuldades, agora têm um lugar de encontro para se aproximar ainda mais de Deus. O alicerce para tudo isso acontecer foi a sua doação; fruto da generosidade que Deus fez brotar em seu coração.

Muitas outras comunidades esperam pela mesma ajuda; a qual foi dada para os fiéis de Custódia. Que seu coração continue sempre ouvindo o chamado de Deus para ajudar os que mais precisam.

 

 

Últimas notícias

Deixe um comentário