//Sobrevivendo no inverno da Ucrânia

Sobrevivendo no inverno da Ucrânia

2017-01-20T12:25:44+00:00janeiro 20th, 2017|Projetos|

O inverno pode ser uma amarga experiência na Ucrânia, principalmente quando o preço da energia elétrica sobe constantemente e o gás e óleo combustível ficam cada vez mais difícil de sustentar. Tanto energia elétrica, quanto gás e óleo, servem sobretudo para o sistema de aquecimento, muito necessário nessa região. Os altos preços destes recursos atingem particularmente as comunidades religiosas, que vivem na pobreza.

Irmã Clara da Abadia das Irmãs Beneditinas em Zhytomyr nos escreveu: “Estamos tentando lidar com isso da melhor maneira que podemos, mas está ficando cada vez mais claro que não conseguiremos sem ajuda”. No último inverno as irmãs tiveram que cancelar o abastecimento de gás porque já não conseguiam pagar. Elas tentaram aquecer o convento com uso de lenha, que por mais que elas ainda tenham de comprá-la, sai pela metade do custo em comparação ao gás.

Mas não está funcionando muito bem, já que no inverno todo o calor é absorvido pelo sistema de aquecimento central, de modo que não dá para ter água aquecida. Assim as irmãs só tem água gelada para a maioria das atividades. Para terem água quente, além de levar muito tempo, há grande desperdício de água antes que esta saia das tubulações.

Elas creem que um sistema de aquecimento solar possa ajudar no aquecimento de água por um valor razoável. Mas o sistema precisa ser comprado e instalado, o que para as irmãs é um investimento que elas não têm condição de fazer. Para isso elas pediram ajuda da Ajuda à Igreja que Sofre (ACN). Nós as auxiliaremos para que não tenham que escolher mais entre ter água aquecida ou não congelar no inverno.

Leave A Comment

A ACN está na Copa do Mundo. Ajude-nos a ganhar!