Qual o seu sonho? Essa simples pergunta impactou a vida do jovem moçambicano Ramos Domingos Daniel, de 15 anos. Ele lembrou que, desde os cinco, quando via os aviões trazendo ajuda humanitária para o povo, desejava ser piloto. Gilberto Barbosa, fundador da Comunidade Obra de Maria, estava visitando Moçambique e não só se interessou em saber qual era o sonho daquele rapaz que vivia em extrema pobreza na cidade de Dombe, mas o incentivou a realizá-lo. Hoje, Ramos tem 22 anos, mudou-se para o Brasil, vive no Recife, capital de Pernambuco, e cursa a faculdade de ciências aeronáuticas e pilotagem. No entanto a comunidade ensinou Ramos a sonhar com algo maior: o encontro com Deus! O jovem se prepara para a consagração na Comunidade Obra de Maria porque aprendeu que tanto para ser piloto como para ser feliz é preciso “buscar as coisas do alto”.

A Comunidade Obra de Maria ajuda pessoas a buscarem Deus há 27 anos. Com o carisma de “servir a Deus com alegria” os missionários desenvolvem diversas atividades como assistência escolar e médica, evangelização de crianças, visita aos enfermos, construção de moradias para desabrigados etc. A principal frente apóstólica da Comunidade são os Cenáculos, pequenos grupos de oração familiares em que a oração do Terço e a partilha da Palavra alimentam a fé das famílias estimulando a vida orante e a comunhão com a Igreja.

Além fronteiras

Quando o nome da comunidade surgiu em uma reunião no Recife, Gilberto confessou que houve um certo temor, pois “obra” sempre refere-se a algo grande. Mas o que aqueles 7 jovens que iniciaram a comunidade não sabiam é que as fronteiras se expandiriam para muito além das paredes da paróquia onde se reuniam. Hoje a comunidade está presente em 15 estados do Brasil e em 10 países, como Israel, Moçambique e Itália. O número de membros passa de dois mil, mas o empenho missionário deles faz os frutos se multiplicarem. Sua essência em ajudar os mais pobres continua, seja no sertão de Pernambuco ou lá em Moçambique.

A ACN apoia a Obra de Maria com a reforma das casas missionárias, distribuição de bíblias, automóveis para as regiões rurais, construção do seminário da comunidade e formação dos seminaristas para que cada vez mais pessoas, por meio desse carisma, possam “dar asas” à grande realização da vida que é o encontro com Deus, e “buscar as coisas do alto”, sustentados pela garantia de se descobrirem filhos amados Dele.

Últimas notícias

Deixe um comentário