É sempre bom receber uma boa visita. Uma experiência deste tipo costuma reacender em nós a memória de fatos passados, revitaliza o nosso presente e nos lança mais confiantes para o futuro. Como diz uma bela canção: “Que prazer, que alegria o nosso encontro de irmãos… É como um banho perfumado, gostosa é nossa união… É vida que dura sempre…”.

A história da nossa Salvação também se deu por meio de uma visita amorosa do Arcanjo Gabriel à Virgem Maria. Quantas bênçãos foram derramadas por meio dessa visita. E agora, meus caros amigos, gostaria de compartilhar convosco a alegria de não apenas “receber uma boa visita”, mas de “fazer uma boa visita” uma visita que me fez bem e me fez cantar e exultar as maravilhas de Deus.

A alegria da visita

No final de março, eu e Valter Callegari (Diretor da ACN Brasil), tivemos a grande alegria de visitar o Padre Evaristo Debiasi em Florianópolis, Santa Catarina. Aquele momento foi para mim um canto de louvor, sobretudo pela ação misteriosa que Deus vem realizando na vida deste homem.

Pensei: tenho a certeza de que o Padre Evaristo, mesmo nesse momento de enfermidade, visitou vocês, benfeitores e de diversas formas. Seja pelo valioso serviço doado à Igreja por meio da ACN ou pela contribuição na formação do clero e do povo de Deus, a missão do Padre Evaristo continua, sem nunca frear.

Ao final da visita, saímos engrandecidos e agradecidos por tudo o que vivenciamos ali: a vontade e a alegria de viver estavam no semblante do Padre Evaristo e nas muitas reações que verificamos do seu processo de reabilitação. O amor de seus familiares irradia vida a todos nós que o temos tão próximo. A dedicação e o zelo dos cuidadores que não deixam que a vida dele se torne uma rotina dentro de uma clínica de saúde, mas um lar com uma dinâmica de afetos e cuidados necessários por meio das terapias.

Por fim, o ambiente de comunhão eclesial está presente no seu quarto que também se transforma numa capela, na qual todos os domingos um sacerdote celebra com ele e com os demais a Eucaristia, que também é a memória do “Encontro com Jesus”. Isto é a visita de uma vida doada plenamente por nós.

Louvado seja Deus pelos dons derramados nessa visita e pela vida do Padre Evaristo, que continua sendo um Eco do Amor de Deus.

Fr. Rogério Lima, O. Carm.
Assistente Eclesiástico Nacional