//Foi há cem anos…

Foi há cem anos…

2018-03-23T13:41:45+00:00maio 10th, 2017|Palavra Viva|

Precisamente há cem anos atrás, dia 13 de maio de 1917. Deus, em Sua misericórdia e providência, escolheu três crianças simples, Francisco, Lúcia e Jacinta, para fazer um forte apelo para a conversão do mundo através de Nossa Senhora. Nascia a devoção à Nossa Senhora de Fátima.

Tudo o que Deus faz é bem feito e Ele nos confunde em nossos planos e estratégias. “Porque os Meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos são os Meus caminhos, diz o Senhor” (Is 55,8). E isso é de fato verdade. Na realidade, nós só podemos entender Fátima de joelhos …. Só podemos compreendê-la através do Coração Imaculado de Maria e do coração simples dos pequenos Pastores de Aljustrel. Para os poderosos deste mundo, Fátima será sempre difícil. Eles se sentem na necessidade de ficar fazendo contínuas e elaboradas interpretações racionais e intelectuais… a menos que aprendamos de uma vez por todas, a lição que Jesus já nos ensinou:

“A menos que vocês mudem e se tornem como criançinhas, vocês nunca entrarão no reino dos Céus” (Mt 18,3).

O caminho é a humildade e a simplicidade

Nossa Senhora, por vontade de Deus, não apareceu a nenhum líder da Igreja. Não apareceu a algum político ou jornalista e menos ainda a um Teólogo. Entretanto, escolheu e preparou estas crianças, agora canonizadas (Francisco e Jacinta). Eram três crianças de um lugar totalmente desconhecido e remoto em relação a Portugal, a Europa e ao Mundo. Quanto tempo, esforço e dinheiro desperdiçamos com nossos planos e estratégias pastorais.

Quantas horas desperdiçamos com reuniões, com comissões, com a discussão de planos e de milhares de outras atividades que nos mantêm ocupados, mas que, na realidade, é preciso admitir, revelam-se decepcionantes e infrutíferas. Por outro lado, essas três crianças, com toda a sua impotência e humildade, responderam ao chamado de Deus e se comprometeram com a única coisa necessária. Eles fizeram o que o Anjo e a Virgem Maria lhes haviam pedido: oração e penitência. E, através deles foi revelado ao mundo que o Evangelho de Jesus ainda está vivo, é válido e é necessário.

O apelo feito por Nossa Senhora de Fátima, há cem anos atrás já era pertinente. Portanto, neste momento em que vemos tantas pessoas abandonando ou relativizando a fé, ele é mais que pertinente, ele é urgente! O que estamos fazendo com a Mensagem de Fátima? As nossas famílias começaram a rezar o Rosário todos os dias para que eles possam voltar a ser Famílias Cristãs? Tomamos a decisão de não ofender o Senhor nosso Deus, que já está tão ofendido?

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!

Padre Fernando Antonio
Capelão da MSM (Milícia Sanctae Mariae – Portugal)

 

One Comment

  1. João Guilherme Passos 14 de maio de 2017 at 23:54 - Reply

    Parabéns pela iniciativa, a juventude necessita de caminhos cristãos modernos, levando Deus através das novas tecnologias e antigas práticas, aqui em casa foi com esporte: http://projetofeeemasc.wixsite.com/guip

Leave A Comment

A ACN está na Copa do Mundo. Ajude-nos a ganhar!