ACN

Padres perdem casa para bombardeio

Publicado em: julho 8th, 2022|Categorias: Notícias|Views: 554|

ACN está apoiando a reconstrução da residência dos padres, destruída durante a guerra na Ucrânia

Embora a maioria dos combates esteja ocorrendo no leste da Ucrânia, as forças russas continuaram a atacar o oeste do país. Muitas pessoas aprenderam o que é perder tudo por causa da guerra. Inclusive padres, como os que supervisionam o santuário mariano de Rudky, a cerca de 50 quilômetros de Lviv.

Padre salvo por um funeral

Às 4h30 do dia 22 de março, a cidade de Rudky sofreu um ataque de míssil que incendiou a casa paroquial. O apartamento de dois cômodos onde morava o vigário, padre Andriy Pekanec, ficava no último andar. Por divina providência, naquele dia ele não estava, pois tinha ido celebrar o funeral de um tio. Caso contrário, ele provavelmente não teria conseguido sair do apartamento a tempo.

Então, em questão de horas, as chamas destruíram completamente a cúpula de madeira e todos os cômodos da residência. Igualmente um presépio muito valioso que estava guardado no sótão também foi perdido. Como se não bastasse o incêndio, as tentativas de apagá-lo inundaram o primeiro e o segundo andar, que abrigavam os escritórios paroquiais, as salas de formação e os aposentos do pároco, P. Yuriy Vasylenko.

O telhado e os quartos foram queimados até ficar apenas o cimento, e com eles foram todos os móveis e pertences dos sacerdotes.

Veneração de Maria, Mãe de Deus

Rudky tornou-se paróquia em 1400, e a basílica data do século XVIII. A igreja de rito latino atende cerca de 1.000 fiéis, embora o santuário seja visitado e amado por católicos gregos e ortodoxos também. A igreja se tornou um lugar onde todos os cristãos são acolhidos e podem estar juntos. Em 2021 o santuário celebrou o centenário da coroação da imagem milagrosa, que é venerada na basílica como a Mãe de Deus de Rudky.

Padres tem solidariedade da comunidade e dos benfeitores da ACN

Felizmente, os sacerdotes do santuário foram rapidamente acolhidos pelos fiéis. “Sentimos imediatamente um grande apoio”, diz o padre Yuriy à ACN. Ele vê tudo o que passou como um testemunho da unidade de sua comunidade e um símbolo de como a solidariedade entre os fiéis cresceu. Mas os danos são muitos. Com a ajuda de artesãos e paroquianos, já começaram os trabalhos de renovação do vicariato. Considerando a economia e as dificuldades causadas pela guerra, a ACN decidiu se juntar ao esforço e doar parte dos custos de construção, para que os padres possam regressar o mais rapidamente possível.

“Normalmente, quando se trata de reconstrução muito cara das estruturas da igreja, só começamos quando os combates cessam”, diz Regina Lynch, diretora de projetos da ACN. “Mas casos urgentes como este na Ucrânia, são alguns projetos que podemos e devemos incentivar.”

Além desta casa paroquial, Regina Lynch recorda que a ACN se comprometeu também a renovar o Seminário do Sagrado Coração de Jesus, em Vorzel, danificado e saqueado pelas tropas invasoras russas no início da guerra.

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Deixe um comentário

Ir ao Topo