ACN

O silencioso e indispensável trabalho das religiosas na Igreja

Publicado em: maio 1st, 2025|Categorias: Projetos ACN|Views: 377|

Assim como a Santíssima Virgem apresentou a necessidade do casal nas Bodas de Caná ao seu Filho, também hoje ela continua a confiar as nossas necessidades a ele: são quase 600 mil religiosas no mundo inteiro que fazem como Maria, descobrem as necessidades com coração materno e buscam soluções.

“Bom dia, Irmã!” é a saudação que se escuta logo de manhãzinha, vinda de muitas crianças em milhares de orfanatos pelo mundo. Muitas delas não estariam mais vivas se as Irmãs não as tivessem acolhido. Crianças que foram abandonadas quando bebês, ou deficientes ou ainda sofreram abusos. Por vezes a mãe morreu durante o parto. Noutros casos os pais têm AIDS ou lepra, ou ainda são usuários de drogas. Criadas na rua, muitas crianças viveram por anos em lixões, em cemitérios e até nos esgotos. Algumas foram resgatadas das garras de gangues criminosas. As freiras também oferecem refúgio a meninas que foram rejeitadas por terem engravidado muito cedo, não raramente em decorrência de estupro.

O cuidado que vai além das crianças

As Irmãs entram em barracos miseráveis levando comida e até para dar banho em idosos desamparados. Elas cuidam de doentes, visitam prisioneiros, acolhem prostitutas, resgatam dependentes químicos. Elas sabem que tipo de ajuda cada pessoa precisa. Muitos rostos marcados pelo sofrimento se iluminam com um sorriso quando as religiosas chegam.

As Irmãs prestam seu serviço em troca de um “Deus lhe pague”. Não raro, a dedicação delas passa despercebida. O Bispo Raymond Mupandasekwa, de Masvingo, no Zimbábue, diz: “As pessoas geralmente só falam dos padres. Que o padre faz um bom trabalho. Mas muitas vezes quem carrega o fardo são as religiosas, sem receberem reconhecimento por isso”.

Certa vez, uma Irmã escreveu uma carta, agradecendo ao seu bispo pela ajuda que ele tinha dado a uma jovem cadeirante e que havia se formado na escola com notas máximas. Mas na realidade fora a própria Irmã quem, anteriormente, havia recomendado a jovem a ele. Nas palavras do bispo: “Não fui eu e nem o padre. Essa garota foi encontrada pela Irmã”.

Como você pode ajudar

Todos os anos, com a sua doação, a ACN ajuda mais de 19 mil religiosas na África, Ásia, América Latina e Leste Europeu. Mais que um “Deus lhe pague”, elas precisam dessa ajuda para, a exemplo de Maria, continuarem a ser o rosto materno de Deus no mundo. Quando você as ajuda, leva ternura e um sopro de vida aos mais necessitados do mundo.

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

3 Comments

  1. Maria Aparecida Inacio 22 de maio de 2025 at 21:21 - Responder

    A muito anos colaborei…parei mas já voltei….
    Salve Maria Santíssima.

  2. Maria Aparecida Inacio 22 de maio de 2025 at 21:20 - Responder

    A muito anos colaborei…parei mas já voltei….
    Salve Maria Santíssima.

  3. Rosevel de Souza mainoth 10 de maio de 2025 at 13:24 - Responder

    Sou um consagrado Mariano e amo as obras de Maria sou um simples aposentado mais quero colaborar com ests linda obra. Salve Maria

Deixe um comentário

Ir ao Topo