Surpreendentemente, pela primeira vez desde o início da iniciativa em 2005, o marco de um milhão de crianças em oração pela paz e unidade foi ultrapassado em 18 de outubro de 2023. Mas, depois que 871.523 crianças se registraram na campanha de oração “Um Milhão de Crianças Rezando o Rosário” no site da ACN no ano passado, este ano o número foi de 1.039.628. No entanto, como muitas crianças também participaram sem se registrar, o número total provavelmente é ainda maior.
A Polônia, onde a campanha da ACN está ganhando popularidade, registrou o maior número de participantes no site, com 275.000 crianças. Lá, a oração comunitária do rosário ocorreu com crianças de jardim de infância, entre outros, no Santuário Nacional de Nossa Senhora de Fátima, em Zakopane. Então, graças às transmissões online, famílias, escolas e crianças em hospitais também participaram. Eslováquia (mais de 156.000), Filipinas (mais de 136.000), Reino Unido (mais de 77.000) e Brasil (aproximadamente 47.000) também estão entre os “cinco primeiros”.
Assim, o fato de que em muitos lugares participaram significativamente mais crianças do que as registradas no site é evidenciado pelas imagens emocionantes e e-mails que a ACN recebeu de todo o mundo. Apenas do Congo, onde apenas 1.300 crianças se registraram no site, a ACN recebeu mensagens de mais de 80 escolas e instituições eclesiásticas onde o rosário foi rezado em conjunto. Em apenas três das escolas, mais de 5.000 crianças participaram.
Participação em muitas áreas de crise
Entre os 124 países que participam da campanha, estão nações assoladas pela violência, por exemplo a Nigéria e Nicarágua. Há, também, a Ucrânia, onde a guerra ocorre desde fevereiro de 2022. Assim como Israel e os territórios palestinos, onde um conflito militar intenso ocorre desde o início de outubro de 2023.
Além de rezar o rosário, em alguns lugares, como Paquistão e Índia, as crianças também reencenaram cenas bíblicas. Elas usaram criativamente os modelos para, então, colorir do site da ACN.
Orações pela paz
“Somos muito gratos pelas muitas mãos de crianças unidas em oração ao redor do mundo. É impressionante ver quantas crianças em todo o mundo pediram a intercessão de Nossa Senhora pela paz. A participação esmagadora na iniciativa de oração mostra, por um lado, a grande preocupação e desejo de paz, e, por outro lado, também a disposição de muitos para orar pela paz”, disse o Padre Anton Lässer, Assistente Eclesiástico da ACN.
O Cardeal Antonio Marto, Bispo Emérito de Leiria-Fátima, Portugal, que presidiu as orações do rosário no Santuário de Fátima, disse: “Todos viemos aqui com a intenção especial de rezar este rosário a Nossa Senhora para obter, por meio de sua intercessão, o dom da paz para este mundo em guerra. Especialmente na terra onde Jesus e Nossa Senhora caminharam, na Ucrânia e em outros lugares onde a guerra eclodiu.”
O cardeal lembrou que o Papa Francisco convidou os fiéis e pessoas de boa vontade para outro grande dia de oração e jejum pela paz na Terra Santa. O dia é hoje, 27 de outubro.
Eco do Amor
última edição