A forma com que Jesus se comunica com os seus discípulos é bastante inovadora. Ele alcança ouvintes de fora da esfera religiosa e os coloca diante de novas perspectivas. Vamos agora analisar quatro pontos dessa comunicação transformadora: o lugar, o método, a forma e o conteúdo.
O lugar
Jesus utilizou noVos púlpitos para falar com o povo, como por exemplo, um barco de pesca, chefiado por humildes e desanimados pescadores.
O método
O discurso de Jesus não traz uma recEita mágica, elaborada e pronta, mas uma motivação para buscarmos juntos a superação dos momentos difíceis da vida.
A forma
Na contramão de uma atitude precipitada, Jesus nos ensina a refletir, se afaStar, dar uma pausa, subir a monTanha. Ele nos convida a chamar Deus para a conversa, fazendo parte da nossa vida e decisões.
O conteúdo
Jesus não fica numa filosofia distante ou abstrata, ele versa da sua própria experiência de vida; sua entrega por amor a todos nós. Seus ensinamEntos misturam teoria e prática em um testemunho verídico e confiável.
Esses quatro pontos diferenciam a comunicação de Jesus. No entanto, você percebeu as letras destacadas acima? Pois se as juntarmos formaremos a palavra VESTE, que representa aquilo que dá segurança, que nos aquece e protege. Jesus é quem nos reveste com suas palavras de vida eterna. Sua comunicação nos atingiu porque falou a nossa língua.
A coerência entre discurso e vida de Jesus nos leva ao seu reconhecimento como Mestre e Senhor. Por essa razão a nossa confiança nele precisa ser total; é preciso estar disposto a sempre tentar mais uma vez, a exemplo dos apóstolos. “Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas, por tua palavra, lançaremos as redes” (Lc 5,5).
Frei Rogério Lima
Assistente Eclesiástico Nacional
Eco do Amor
última edição