Apenas o Supremo Tribunal pode salvar Asia Bibi do enforcamento após tribunal de segunda instância ter mantido condenação à morte, tal como ficou sentenciado em Novembro de 2010.

Se o Supremo confirmar a sentença, tal como ontem aconteceu com o tribunal de recurso de Lahore, não há mais nenhum caminho dentro do sistema judicial do Paquistão que impeça a concretização da pena.

Naeem Shakir, o advogado da cristã Asia Bibi, revelou-se decepcionado com esta sentença e afirmou, no final, que a justiça paquistanesa “está cada vez mais nas mãos dos extremistas”. Durante o julgamento, os advogados de defesa tentaram demonstrar a exigência de um complô” contra esta cristã.

“O juiz considerou válidas e credíveis as acusações das mulheres muçulmanas (duas irmãs) que testemunharam sobre a suposta blasfêmia cometida por Ásia Bibi. Trata-se das duas mulheres com as quais Ásia tinha tido uma alteração da qual resultou o caso”, disse Shakir, manifestando amargura e desilusão.

Recorde-se que este caso, que tem mobilizado fortemente a opinião pública mundial, já provocou o assassinato do governador Salman Taseer e do ministro cristão das Minorias, Shahbaz Bhatti, por ambos terem assumido publicamente a defesa de Asia Bibi, condenada por “blasfêmia”, em Junho de 2009.

Últimas notícias

Deixe um comentário