Frente ao trabalho humanitário em favor dos cristãos refugiados no Iraque, representantes da Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) no Iraque trazem a real situação do país devastado pelo grupo Estado Islâmico.

No cadastro atualizado cotidianamente pela Arquidiocese de Erbil, já há 12 mil famílias refugiadas na cidade, com um númeroque aumenta todos os dias. Ainda estão na cidades de Duhok e Aqra mais 8.000 famílias.

Segundo as estatísticas do Aeroporto Internacional de Erbil, até agora, cerca de 6.000 famílias deixaram o país com destino a Turquia, sem contar todas as famílias que saíram do Iraque por terra, imigrado para países como Líbano e Jordânia.

Enquanto isso, o Programa Alimentar Mundial da ONU distribuiu um pacote de comida para mais de 7000 famílias em Erbil, em outubro. A única contribuição feita pela organização internacional até agora.

É por isso que, cada dia mais, a ação da AIS é mais importante na região. Hoje, em Erbil, 274 famílias que estão vivendo em tendas estão sendo realocadas para casas pré-fabricas. Mais 150 também estão prestes a receber essa moradia, que conta com fornecimento de água, rede de esgoto, energia e sistema de aquecimento. Mas a necessidade não se esgota. Já há mais 150 famílias com casos especiais em Duhok que precisam com urgência dessa ajuda.

Outro programa em andamento é o de aluguel de casas. Com a ajuda dos benfeitores, a AIS Internacional conseguiu abrigar 460 famílias, mas espera-se chegar a 1000. O trabalho é contínuo nesta área, mas os resultados são visíveis. Em colaboração com a Catholic Relief Services, a Caritas no Iraque ofereceu 1.035 cupons destinados à ajuda financeira de quem está refugiado e vive atualmente em casa alugada. A boa notícia é que, com essas ações, quatro, das 11 escolas que acolhiam famílias na região, foram desocupadas e as famílias colocadas em melhor situação.

A AIS também já financiou a construção de oito escolas: quatro em Ankawa e outras quatro em Dohuk, sendo que uma delas já está quase completa e as outras três já estão sendo construídas.

As necessidades não se acabam. Ainda há arrecadação de roupas pela Europa, já que, com a chegada do Inverno, as roupas quentes abandonadas na fuga agora farão falta e novas tentativas de doação de alimentos e água. Toda ajuda é fundamental

Você pode ajudar!

Por se tratar de uma ajuda de emergência, as doações poderão ser realizadas através de uma das contas disponíveis abaixo » salientamos a importância do envio do comprovante ou repasse das informações (valor e data da doação) através do email atendimento@acn.org.br .

BANCO AGÊNCIA CONTA CORRENTE
Itaú 0300 08444-9
Bradesco 3450-9 15660-4
Banco do Brasil 4244-7 56091-X
Santander 3793-5 13000507-8
Caixa Econômica 0245-3 1637-0

Se você ainda não é benfeitor, acesse o link: Seja um benfeitor
Acompanhe as notícias do Iraque aqui no nosso site ou na nossa página no facebook.
Divulgue e compartilhe.

Últimas notícias

Deixe um comentário