ACN

Nossa Senhora de Guadalupe chega até os cristãos perseguidos do Iraque

Publicado em: abril 10th, 2015|Categorias: Notícias|Views: 858|

Duas imagens da Virgem de Guadalupe, enviadas do México, acompanham e protegem desde o Domingo de Ramos as comunidades cristãs iraquianas de Erbil e Malabrwan. As imagens foram doadas pelo movimento social católico União de Vontades e pela Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

As duas comunidades receberam centenas de famílias refugiadas expulsas de Mossul e Qaraqosh no verão de 2014 pelos jihadistas do Estado Islâmico (EI) depois de se negarem a renunciar à sua fé.

Malabrwan é uma pequena localidade do norte do Iraque onde cerca de 300 famílias repartidas em quatro povoados são atendidas espiritualmente pelo pe. Dankbahr Issa, que, emocionado, deu graças a Deus por um presente tão belo.

O padre Dankbahr teve de abandonar em 9 de junho o mosteiro de São Jorge em Mossul, que foi destruído pelos terroristas do EI. “Não temi pela minha vida, por causa da fé que tenho. A oração, a esperança e a solidariedade são a consolação que nos mantém firmes nesta perseguição”.

Junto com o sacerdote, dezenas de mulheres e crianças iraquianas receberam no Domingo de Ramos a imagem da Virgem de Guadalupe e, com alegria e profundo agradecimento, elevaram suas orações por aqueles que sofrem a pobreza, o abandono, a fome, o frio e a perseguição por causa da fé. Em breve, vinte crianças da paróquia receberão o sacramento da comunhão.

A segunda imagem chegou ao bairro de Ankawa, em Erbil, a capital do Curdistão iraquiano. Ela é assistida pelas religiosas dominicanas, das quais 73 são refugiadas que também tiveram de escapar dos conventos de Mossul e Qaraqosh.

Teresa Garcia Paquet, colaboradora da AIS, faz parte da delegação que viajou na Semana Santa até o Iraque e compartilhou o relato das religiosas, que, entre lágrimas, falaram da via-crúcis que sofreram com milhares de pessoas ao deixar a própria terra.

“Humilhados, devastados, como ovelhas sem pastor: foi assim que nos sentimos, nós, os cristãos do Iraque. Em uma situação assim, não saem as palavras, só as lágrimas. A situação que vivemos naquela noite e nos dias seguintes só pode ser enfrentada com a fé”, contaram as religiosas.

Atualmente, as dominicanas dão apoio aos cristãos refugiados em Erbil. “Estamos mostrando ao povo um novo céu. A nossa missão é estar com as pessoas. Primeiro vêm eles e depois nós”, afirmaram as irmãs à AIS.

“Quisemos entregar a imagem da Virgem de Guadalupe a essas mulheres que, nos últimos meses, perderam 14 irmãs; idosas, mas afetadas pelo trauma que viveram nesse período. Sem dúvida, a nossa Mãe as amparará de uma forma mais especial ainda”, disse Teresa.

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Um comentário

  1. Palmira Feliciano Viana 12 de abril de 2015 at 20:27 - Responder

    Vamos pensar menos em nos e mais nos outros assim
    só teríamos um mundo melhor

Deixe um comentário

Ir ao Topo