ACN

Nampula: Bispo denuncia ocupação ilegal de terras da Igreja em Moçambique

Publicado em: setembro 15th, 2025|Categorias: Notícias|Views: 30|

Compartilhar

O arcebispo Inácio Saure, de Nampula, Moçambique, realizou uma coletiva de imprensa na quarta-feira, 3 de setembro, para denunciar a ocupação ilegal de terras pertencentes à Igreja. Segundo ele, grupos de cidadãos têm construido casas no território de forma arbitrária. De acordo com o arcebispo, “eles invadiram áreas onde estão localizadas a congregação feminina dos Servos de Maria, dois seminários e a paróquia de São João Batista em Marrare”. Além disso, “em pelo menos um desses casos, foi construída uma mesquita na terra próxima a um dos seminários”.

A situação se agravou com relatos de depredação e destruição de propriedades, incluindo terras agrícolas. Segundo informações enviadas ACN, “algumas terras foram arrasadas, árvores derrubadas e a madeira levada de caminhão”. Quando a Igreja tentou dialogar com os invasores, “eles apareceram com facões e lanças, ameaçando os presentes e afirmando que iriam demolir o seminário”. Ainda mais preocupante, “os invasores também levaram animais criados pelos seminaristas”.

Em Nampula, autoridades inativas e ações judiciais sem efeito

Apesar da gravidade da situação, as autoridades em Nampula permanecem inertes. A Igreja já protocolou denúncias formais e, em 16 de maio, um juiz ordenou a restituição provisória das terras para a Igreja. Contudo, “cinco meses se passaram e nenhuma ação prática foi tomada até o momento”.

O arcebispo Saure afirma que “os responsáveis enviados para solucionar o problema foram expulsos”, levando-o a concluir que “deve haver uma mão invisível e intocável, incentivando os criminosos”. Nesse contexto, ele fez um forte apelo durante a coletiva, dizendo: “a todos as pessoas de boa vontade, em Nampula, em Moçambique e no mundo inteiro, nós pedimos ajuda, porque parece que a lei não tem validade neste país”.

Igreja exige justiça e respeito pelos direitos civis

O bispo enfatizou: “Queremos que a justiça seja feita, para que os direitos da Igreja sejam restabelecidos, pois esses direitos defendem os pobres, que são o centro do trabalho da Igreja”. Ele reforçou ainda que “não é justo que os bens da Igreja sejam roubados dessa maneira”, destacando a importância de proteger as instituições cristãs e os seus fiéis.

Segundo o padre Benvindo Isaías de Jesus, diretor da Rádio Católica Encontro, “as ocupações ilegais começaram há bastante tempo, mas intensificaram-se após os protestos do ano passado, decorrentes das eleições em Moçambique”. Além disso, o padre José Luzia, missionário de quase seis décadas no país, revelou à ACN que há suspeitas de que “a ocupação organizada das terras da Igreja em Nampula possa estar relacionada ao fato de que o arcebispo Inácio Saure tem falado de forma crítica sobre a situação social e política do país”.

Risco de conflitos religiosos em meio à crise

Independentemente das motivações, há uma preocupação crescente de que essas ações possam agravar ainda mais as tensões interreligiosas. Isso porque, como revela o padre Benvindo Isaías de Jesus, “a maioria dos invasores são muçulmanos. Assim que tomam a terra, já constroem uma mesquita”. Essa prática preocupa, especialmente em um país que enfrenta uma grave insurgência islamista em Cabo Delgado, ao norte de Nampula.

Por fim, a ACN reforça seu compromisso de trabalhar em parceria com a Igreja local. A organização apela às autoridades de Moçambique que “protejam o estado de direito e respeitem os direitos legítimos da Igreja”, que, mesmo diante de desafios, continua ajudando os mais pobres de forma incansável, independentemente de etnia, religião ou afinidade política.

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Deixe um comentário

Ir ao Topo