Durante sua visita à sede da ACN, o Cardeal Désiré Tzarahazana destacou a urgência de uma fé cristã autêntica e comprometida. Diante dos graves problemas sociais que há anos afetam Madagascar, o cardeal reforçou a importância do trabalho pastoral para que o Evangelho transforme tanto os corações quanto a sociedade.
O desafio de viver uma fé autêntica em Madagascar
“Como podemos viver e transmitir o Evangelho para que as pessoas tenham uma fé profunda, uma fé sólida, capaz de transformar nossas vidas de acordo com o ensino da Igreja?”. Esta foi a pergunta do Cardeal Désiré Tzarahazana, Arcebispo de Toamasina, durante sua visita à sede da ACN.
Apesar de a maioria dos líderes do país se declarar cristã, Madagascar enfrenta altos índices de corrupção e injustiça social. O cardeal lamentou: “Por que nosso país está afundando, afundando, afundando? Deve haver um problema com a nossa fé.” Então completou: “Não podemos servir a Jesus Cristo na igreja e o diabo fora dela – o pai da mentira, da hipocrisia.”
Embora as igrejas estejam lotadas, o cardeal questiona a sinceridade dessa fé: “Oramos apenas porque todo mundo ora? Ou é realmente com convicção?” Para ele, a verdadeira transformação da sociedade só pode começar de dentro para fora, e a Igreja precisa liderar esse processo: “A mudança precisa começar conosco. Realmente acreditamos no Evangelho?”
Formação de sacerdotes: prioridade para fortalecer a fé
Consciente dessa necessidade, o Cardeal Tzarahazana enfatiza a importância da formação dos futuros sacerdotes. Graças ao apoio da ACN, foi possível inaugurar, no fim de 2022, um seminário interdiocesano que segue sendo assistido pela fundação. “É essencial dar uma boa formação intelectual e espiritual a esses jovens, para que a honra associada a ser padre não os estrague”, alertou o cardeal. “O discernimento das vocações já é um grande desafio para nós.”
Apesar dos desafios, a Arquidiocese de Toamasina é muito ativa. “Existem muitos projetos sociais e muita atenção voltada para os mais pobres”, destacou Maxime François-Marsal, responsável pelos projetos da ACN nos países francófonos da África Central, após visitar a ilha.
O contexto em Madagascar é alarmante: o país sofre com o subdesenvolvimento, a pobreza extrema e o isolamento das comunidades católicas devido à falta de infraestrutura. A população dobra a cada 25 anos, e as mudanças climáticas agravam a desertificação, principalmente no sul, que enfrenta seca há mais de três anos. Além disso, a insegurança é elevada: um terço do território está classificado como “zona vermelha”, entre as mais perigosas.
Futuro incerto para a juventude de Madagascar
Segundo o Cardeal Tzarahazana, a falta de oportunidades faz com que muitos jovens queiram deixar o país: “Muitos jovens sonham em sair por falta de perspectivas”, lamentou. “Muitas jovens meninas esperam encontrar um marido estrangeiro para escapar da pobreza.”
Com o apoio da ACN, o cardeal organizou em 2023 um encontro de dois dias para 320 catequistas, figuras fundamentais na propagação da fé em regiões remotas, onde a presença de padres é limitada. “São os catequistas que espalham o Evangelho”, reforçou o cardeal. “Eles estão profundamente ancorados na Fé, e é por isso que servem à Igreja de maneira devotada, mesmo como voluntários.”
O Cardeal Tzarahazana sonha em fortalecer ainda mais a dimensão espiritual de sua arquidiocese e deseja acolher uma comunidade contemplativa. “Ainda não temos um mosteiro, não por falta de vocações, mas pela ausência de um prédio. Uma das minhas maiores prioridades é proporcionar um local onde os religiosos possam se estabelecer”, revelou.
Ajuda contínua da ACN em Madagascar
Nos últimos cinco anos, a ACN apoiou mais de 380 projetos em Madagascar, incluindo retiros espirituais para sacerdotes da Arquidiocese de Toamasina e estipêndios de missas. O cardeal expressou profunda gratidão: “Um enorme obrigado à ACN, um amigo fiel, cujo apoio financeiro essencial nos permite superar os desafios diários. Sua preciosa ajuda e seu compromisso inabalável são uma fonte de apoio inestimável para nossa missão.”
Eco do Amor
última edição