Papa Francisco expressou grande preocupação com o aumento dos ataques à liberdade religiosa. O fato ocorreu após receber o Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo de 2023, publicado pela ACN. O Santo Padre, então, agradeceu à ACN pelo relatório, que aponta uma diminuição da liberdade religiosa em diversas regiões. Ele afirmou, enfim, que está rezando por todos que são perseguidos por sua fé.
O relatório de 2023 foi entregue ao Papa Francisco por Marcela Szymanski, Chefe de Defesa Internacional da ACN. Ele revelou um crescente número de ataques à liberdade religiosa nos cinco continentes. Em suma, segundo o relatório, mais de 62% da população global, ou cerca de 4,9 bilhões de pessoas, vivem em países onde a liberdade religiosa é violada. Em 61 dos 196 países do mundo, a liberdade religiosa é desrespeitada, e o relatório destaca que esses ataques frequentemente permanecem impunes.
Preocupação com a situação da liberdade religiosa na África
A África é o continente onde a liberdade religiosa mais retrocedeu, com quase 40% dos países enfrentando altos níveis de perseguição religiosa. Então o Papa Francisco expressou profunda preocupação com essas estatísticas e prometeu continuar rezando por todos aqueles que são perseguidos devido à sua fé.
Durante seu encontro anual com diplomatas credenciados junto à Santa Sé, em 8 de janeiro de 2024, o Papa Francisco pediu o fim da violência motivada por religião. Ele destacou, enfim, que “o caminho para a paz também passa pelo diálogo inter-religioso, que antes de tudo requer a proteção da liberdade religiosa e o respeito pelas minorias”. Mas o Papa também lamentou o aumento da perseguição e discriminação contra os cristãos em todo o mundo.
Importância do Relatório no Mundo
O Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo é uma análise global da situação desse direito fundamental em todos os países e para todas as religiões, conforme o Artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Desde 1999, o relatório é publicado pela ACN a cada dois anos e é elaborado por especialistas independentes e centros de pesquisa. Disponível em seis idiomas (alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e português), o relatório é único por ser publicado por uma organização não governamental. A equipe editorial do relatório já está trabalhando na próxima edição, que será lançada em 2025.
Eco do Amor
última edição
Artigos de interesse
Igreja pelo mundo
A situação de violência e perceguiçao religiosa na Nigéria e Burkina Fasso é lamentável, um verdadeiro horror, os cristãos dessas regiões são testados como o ouro, ou seja, com o fogo. Que DEUS em sua infinita bondade e misericórdia os ajude e os livres desse sofrimento.