ACN

Igreja para o Santuário de Mymensingh, Bangladesh

Publicado em: dezembro 18th, 2017|Categorias: Projetos ACN|Views: 900|

Os católicos de Bangladesh tiveram motivos para se alegrar. Primeiro em novembro de 2016, quando seu arcebispo Patrick D’Rosario, de Daca, foi nomeado cardeal – o primeiro em seu país. Foi um grande momento para muitas pessoas em Bangladesh, e não apenas para os católicos. Depois, em 2017, houve uma notícia ainda mais surpreendente, quando o papa Francisco anunciou que estaria visitando este país do sudeste da Ásia de 30 de novembro a 2 de dezembro.

Os católicos compõem apenas uma pequena minoria de 0,2% da população total de Bangladesh, entre uma maioria islâmica de 89%. E, no entanto, a Igreja é muito ativa e a fé dos católicos é muito forte.

Há cerca de 80 mil católicos que vivem na diocese de Mymensingh, uma cidade situada a cerca de 120 km ao norte da capital, Daca. Como em qualquer outro lugar em Bangladesh, os fiéis católicos pertencem de forma esmagadora às minorias étnicas – uma minoria em um duplo sentido, na verdade – tanto como cristãos como como um grupo étnico.

A fé católica chegou à região há apenas 125 anos atrás, e a maioria das pessoas que foram batizadas antigamente aderiam às religiões tribais tradicionais. A boa nova de Cristo agora penetrou profundamente suas vidas, e eles vivem sua fé com grande intensidade. Para eles, a Igreja tornou-se seu verdadeiro lar.

As pessoas têm uma devoção particularmente forte a Nossa Senhora, a Mãe de Deus. O primeiro bispo da diocese, fundada em 1987, ajudou a encorajar essa devoção ao estabelecer uma peregrinação anual para a Missão Baromari, nas colinas ao norte, que se mostrou imensamente popular desde o início.

Hoje, o santuário tem uma grande imagem de Nossa Senhora de Fátima, um Caminho da Cruz, uma casa para os dois sacerdotes que trabalham lá e hospedagem para os peregrinos. Com o tempo, o santuário tornou-se tão popular que até 25 mil pessoas às vezes se reúnem lá. Há também uma peregrinação especialmente para os deficientes, para quem a oportunidade de fazer uma peregrinação a Nossa Senhora de Fátima é uma imensa bênção. A peregrinação atrai não só católicos, mas também muçulmanos e hindus.

No entanto, há um problema; o santuário não tem uma igreja adequada, mas simplesmente uma área onde os peregrinos se reúnem para a Santa Missa e outras orações ao ar livre, sem mais do que um abrigo improvisado para protegê-los das pesadas chuvas, ou do sol ardente. E, por isso, o bispo D. Paul Ponen Kuni de Mymensing pediu ajuda para a ACN para cumprir o seu maior desejo, e também dos seus fiéis, que é o de finalmente ter uma igreja adequada em Baromari. Apoiaremos esse projeto, graças aos nossos benfeitores.

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Deixe um comentário

Ir ao Topo