No nordeste da Índia, a Igreja Católica ainda é relativamente jovem. Em 2016 celebrou 120 anos de ministério. No entanto, missionários católicos só puderam entrar em partes desta região, na segunda metade do século XX. Isolada e subdesenvolvida, a região é marcada pela instabilidade política e por conflitos; além de vários outros problemas, como a profunda pobreza. Mas a Igreja aqui tem muita vida. Atualmente, há aproximadamente 2 milhões de católicos na região, enquanto que o número de vocações para padre e vida religiosa tem crescido.
Aprofundando a fé nos corações e na alma dos indianos
As Irmãs da Cruz de Chavanod trabalham no nordeste da Índia há 37 anos. Recentemente, fundaram uma nova província regional para a congregação na cidade de Guwahati, no estado de Assam. A congregação tem 18 conventos na região, com 96 Irmãs professas. Elas cuidam especialmente de crianças física e mentalmente deficientes, além dos doentes de um modo geral.
Além disso, as Irmãs ajudam meninas de famílias pobres que não podem continuar sua educação escolar, ensinando-as habilidades práticas como: costura, bordado, cerzidura e objetos de decoração, para que elas possam se sustentar. Elas também ajudam mulheres e famílias, as aconselhando e encorajando, buscando levar o amor de Deus para suas vidas. Exatamente porque a Igreja na região ainda é relativamente jovem, ainda há muito a ser feito para ajudar a aprofundar a fé nos corações e nas almas das pessoas.
No momento, há 28 Irmãs religiosas ainda em formação. Assim como a maioria dos católicos desta região, elas também vêm de famílias pobres e de minorias étnicas. A congregação precisa de ajuda financeira para poder prover às Irmãs uma formação vocacional e espiritual sólida. Algumas delas poderão, inclusive, chegar às universidades para melhor enfrentar esses desafios e a Fundação Pontifícia ACN prometeu ajudar.
Eco do Amor
última edição
Como se voluntariar a ajudar na Índia?
Olá Camila. A ACN é uma Fundação Pontifícia de ajuda aos projetos pastorais da Igreja, ou seja, ajudamos a face missionária da Igreja a executar o seu trabalho no mundo. Mas não congregamos os missionários, estes se engajam nos mais diferentes carismas que o Espírito Santo espalhou na face da terra. Portanto, é importante você falar na sua paróquia/diocese sobre a sua vontade de ser missionária. Colete mais informações. De qualquer modo, segue o link do site das Irmãs da Cruz de Chavanod (http://sisterscrosstrichy.org). Lá você também terá mais informações. Deus a abençoe. (Bruno ACN)
Tenho saudade dos maravilhosos vídeos apresentados pelo Padre De Biasi, vídeos esses que me motivaram a colaborar mensalmente e até indicar pessoas. A qualidade dos vídeos mais a figura carismática dele , me cativaram muito.
“A MEDIDA DO AMOR É AMAR SEM MEDIDA”! (Santo Agostinho)
GLÓRIA A DEUS POR ESSA MISERICORDIOSA OBRA!!!!