Gostaria de compartilhar com vocês a grande alegria que muitos de nós sentimos diante da ação da Providência Divina, tanto na eleição do Papa Leão XIV, quanto na nossa peregrinação jubilar a Roma.
Cerca de um ano atrás, tínhamos começado o planejamento e a preparação para a peregrinação a Roma. Um programa detalhado, que incluía uma audiência privada com o Papa Francisco, uma procissão pelos jardins do Vaticano e muito mais, tinha sido preparado para os mais de mil peregrinos. Entretanto, a doença e a morte do Papa Francisco, bem como o Conclave subsequente, nos forçaram diversas vezes a revisar nossos planos e a encontrar a curto prazo novas soluções. A equipe organizadora, que foi diretamente afetada por esses fatos, pôde facilmente confirmar o que diz o ditado popular: “O homem propõe e Deus dispõe!”
Para muitos de nós, a Peregrinação do Jubileu começou com a participação na especial Missa Pro Eligendo Romano Pontifice, com a qual os cardeais iniciam o Conclave. E terminou com o primeiro Regina Coeli do novo Papa, Leão XIV, e sua bênção. Participamos de dias históricos, rezando e cantando, numa expectativa emocionante. Tudo tinha se encaixado maravilhosamente bem. Recordei da passagem bíblica: “Humilhai-vos, pois, sob a poderosa mão de Deus, para que, na hora oportuna, ele vos exalte. Lançai sobre ele toda a vossa preocupação, pois ele cuida de vós.” (1Pd 5,6-7).
Já de volta, e com o coração ainda pulsando pelas experiências vividas em Roma, celebramos na Solenidade do Sagrado Coração, o dia do benfeitor da ACN. Rezamos por vocês, por suas famílias e preocupações, e os confiamos ao amoroso Coração de Jesus. Afinal, temos o grande privilégio de contar sempre com as suas orações e doações como expressão do amor de Deus para aqueles que delas precisam mais urgentemente. Em nome desses, obrigado!
Minha despedida e últimas palavras da mensagem que escrevo, retorna na passagem bíblica que partilhamos acima. Coragem! Não deixem de confiar na amorosa Providência de Deus. Santa Margarida Maria Alacoque, a embaixadora do Sagrado Coração de Jesus, nos diz: “Não se perturbem, mas tenham grande confiança na misericordiosa bondade do Salvador”. Deus abençoe!
Pe. Anton Lässer
Assistente Eclesiástico Internacional
Eco do Amor
última edição