Após um ataque de multidões por extremistas de direita a uma escola católica, um clérigo importante disse que os cristãos buscam proteção. Indianos nunca estarão seguros sob o governo do primeiro-ministro Modi.
Falando à ACN sobre o assalto realizado por cerca de 500 pessoas na escola St Joseph em Ganj Basoda, Madhya Pradesh, o padre Maria Stephen criticou o governo, frequentemente descrito como nacionalista Hindutva.
Ele disse: “Enquanto o BJP [Partido Bharatiya Janata] permanecer no governo, os cristãos enfrentarão altos níveis de injustiça e perseguição. Eles têm medo dos cristãos por causa de seu serviço e compromisso. ” Ele acrescentou: “Os fundamentalistas acham que a motivação por trás de nosso serviço social é converter outras pessoas ao cristianismo”.
Ataque na escola assustou indianos
A escola foi atacada em 6 de dezembro após rumores nas redes sociais – que o padre Stephen disse serem falsos – de que a escola havia convertido pelo menos oito alunos ao cristianismo em Madhya Pradesh, um estado administrado pelo BJP.
Padre Stephen disse: “Modi pessoalmente não gosta que as pessoas ataquem as minorias … Mas há violência aumentando onde o BJP governa o estado …
“Sempre que nos encontramos com líderes políticos, eles nos cumprimentam calorosamente e são muito amigáveis. Mas às vezes eles não conseguem controlar a violência ”.
Cristãos buscam proteção
Ele acrescentou: “[Cristãos são atacados] porque os hindus de casta alta querem que seu povo de casta baixa os sirva. Os missionários educam as pessoas para se tornarem populares. Uma parte dos hindus quer que os pobres se tornem mais pobres e os ricos se tornem mais ricos ”.
A escola é administrada pela Congregação dos Irmãos Missionários Malabar de São Francisco de Assis, uma ordem da Igreja Católica Siro-Malabar. Durante o ataque, a multidão atirou pedras nas janelas, abriu as portas com barras de ferro e invadiu o prédio.
O padre Stephen disse: “A polícia apoiou indiretamente a multidão. A administração da escola apresentou um pedido de proteção um dia antes, mas foi levada a sério. Havia a sensação de que o superintendente da polícia não gostava dos cristãos ”.
Escola teve muitas perdas
Durante o ataque, alguns alunos estavam fazendo um exame de matemática e, de acordo com o UCA News, a escola, que atende 1.500 alunos, sofreu perdas de cerca de 2 milhões de rúpias (£ 19.000).
O Padre Stephen disse: “As crianças estavam assustadas. Assim, no dia seguinte, algumas se recusaram a vir para o exame. Eles responderam negativamente à turba. ”
Novas leis de conversão
Falando sobre as novas leis de conversão em Madhya Pradesh, ele disse: “De acordo com a nova lei, o acusado deve provar sua inocência e não o acusador.
“Leva meses e anos para ser absolvido. Então, até agora, nenhum caso provou que os pastores forçaram as pessoas a se converterem ao Cristianismo. ”
Eco do Amor
última edição