Copa do Mundo2018-06-14T21:59:12+00:00
Copa do Mundo ACN
A NOSSA

COPA DO MUNDO

A Copa do Mundo está começando! E todos os olhos estão na Rússia. As próximas semanas serão de intenso interesse para jogadores e fãs de futebol. E assim nós, na Fundação Pontifícia ACN, decidimos criar nosso próprio time. São homens e mulheres que representam muitos outros “jogadores” dos 140 países onde a ACN apoia os seus projetos pastorais – profissionais que dedicaram as suas vidas, longe dos holofotes ou aplausos das multidões, e lutam com todo o coração para ganhar um troféu ainda mais importante e que consiste em trazer felicidade àqueles confiados aos seus cuidados.

Confira a escalação:

Copa do Mundo (Time ACN)
1 – Irmã Annie2018-06-14T16:33:54+00:00

Irmã Annie
GOLEIRA

Assim como a missão básica do goleiro é não permitir que aconteça gols, o dever vital da Irmã Annie é também ser ágil e flexível para afastar centenas de famílias dos ataques em Alepo, Hasake e Damasco. A sua missão principal é evitar que a fome, a solidão ou a doença ultrapassem a sua defesa e marque um gol, uma vez que ela é a última na linha de defesa. As Irmãs de Jesus e Maria têm de controlar a situação em nível técnico e tático para bloquear esses ataques do mal – seja com apoio médico ou para suprir necessidades básicas como a alimentação e roupas. A Irmã Annie está em constante comunicação com a sua equipe de voluntários para chegar à vitória contra uma guerra que já dura mais de sete anos na Síria.

2 – Cardeal Nzapalainga2018-06-14T16:35:39+00:00

Cardeal Nzapalainga
ZAGUEIRO

Uma posição essencial – O Arcebispo Nzapalainga é aquele que devota todas as suas energias para neutralizar a oposição. Onde o ódio e a incompreensão procuram controlar o campo de jogo na Repúbica Centro-Africana, um dos países mais pobres do mundo, o Cardeal e Arcebispo de Bangui, capital do país, vai para o campo disposto a pôr a vida em risco e a responder aos ataques violentos dos rebeldes Seleka e Anti-Balaka – grupos radicais que inflamam o conflito inter-religioso no país. Com a sua mensagem de paz e reconciliação, a missão do Cardeal Nzapalainga é reprimir o mal que atacou uma das regiões do mundo mais esquecidas e negligenciadas.

3 – Bispo Oliver Doeme2018-06-14T16:36:03+00:00

Bispo Oliver Doeme
ZAGUEIRO

O Bispo de Maiduguri é sustentáculo da fé no norte da Nigéria, onde tem defendido e cuidado do seu rebanho. A sua diocese foi uma das que mais sofreu com os ataques do Boko Haram. Por meio de uma boa liderança e de uma inteligência estratégica, estabeleceu projetos de auxílio para viúvas e órfãos, e reconstruiu as estruturas diocesanas, incluindo a catedral que foi alvo de um ataque à bomba. A sua grande força estratégica e defensiva reside na oração. O Bispo Doeme está em campo para repelir e a desviar os ataques com uma das armas mais comprovadas e eficazes da história da perseguição – a oração do santo terço.

4 – Madre Maria Luján2018-06-14T16:38:36+00:00

Madre Maria Luján
PONTA ESQUERDA

Esta religiosa argentina vive e trabalha no Paraguai. Tal como todas as Irmãs da Congregação de Jesus Verbo e Vítima, ela joga na ala da nossa equipe, com a sua capacidade de cobrir o campo e o seu espírito de sacrifício. A sua missão a leva para as periferias do campo, onde, juntamente com as outras irmãs, enfrenta todas as espécies de dificuldades. Preparadas para entrar e preencher todas as lacunas, elas respondem de todas as maneiras possíveis – a cavalo, de automóvel, de trator ou bicicleta – nada consegue impedi-las de chegar aos cantos mais remotos e inóspitos onde mais ninguém consegue chegar. Rápidas e engenhosas, inspiradas pela Graça e pela Fé, de olho sempre na bola, seja a 4 mil metros de altura nas montanhas ou a mil quilômetros rio abaixo na floresta…

5 – Padre James Channan2018-06-14T16:39:20+00:00

Padre James Channan
PONTA DIREITA

Tal como todos os jogadores que ocupam esta posição, este sacerdote dominicano é criativo, com uma grande capacidade de trabalhar em equipe e de driblar os seus rivais. E isso não é fácil num país como o Paquistão, onde os cristãos enfrentam a discriminação e a marginalização. Pe. James é um jogador habilidoso com o objetivo de proteger a minoria cristã assediada no país. Como diretor do Centro da Paz em Lahore, trava um combate incansável para promover a paz, a harmonia e o diálogo entre pessoas das diferentes religiões do país – um jogo bem difícil, visto que atualmente o Paquistão enfrenta muitos desafios de violência, terrorismo, extremismo e discriminação em nome da religião.

6 – Padre George Jahola2018-06-14T16:40:30+00:00

Padre George Jahola
VOLANTE

O volante é muito importante para controlar e direcionar a jogada, e igualmente importante é o papel do Pe. George na organização da reconstrução das aldeias e cidades cristãs da Planície de Nínive. É preciso ter a cabeça fria, pensar com antecedência, decidir as posições, ajudar e encorajar os jogadores cansados e responder rapidamente a situações inesperadas… Todos esses atributos o Pe. George põe em prática com famílias iraquianas que, agora, desejam regressar à suas casas – a maioria destruídas pelo grupo autodenominado Estado Islâmico. O Pe. George está lidando com a situação com grande destreza, preparado para entrar em campo como construtor, arquiteto, encanador ou eletricista… Como qualquer bom jogador do meio-campo, precisa fazer a jogada fluir bem.

7 – Padre Walter Coronel2018-06-14T16:41:17+00:00

Padre Walter Coronel
MEIA ATACANTE

Pe. Walter está sempre disponível para ajudar a equipe de sua Igreja no Equador e onde quer que o seu bispo necessite. Ele é um jogador de apoio, sempre pronto para ir em auxílio dos seus companheiros de time. Missionário na região da Amazônia, em áreas distantes da civilização e ameaçadas pelas cheias, padre Walter recebeu a missão de seu bispo em coordenar a ajuda a milhares de vítimas do terremoto de 2 anos atrás. Agora que o pior passou está a dedicar-se à recuperação e reconstrução de capelas e igrejas, que são sempre o foco de nova esperança perante tamanho sofrimento. Pe. Walter é também fisioterapeuta, ajudando na recuperação de seus companheiros. Já conseguiu reabrir mais de meia dúzia de igrejas com a ajuda da ACN. Grande organizador, ele proporciona equilíbrio estratégico para toda a equipe, pondo ritmo e não se deixando desencorajar pela carência de recursos.

8 – Arcebispo Komarica2018-06-14T16:41:46+00:00

Arcebispo Komarica
MEIA ATACANTE

O Arcebispo Franjo Komarica de Banja Luka é um combatente inato que se dedica a reivindicar os direitos da comunidade católica na Bósnia e Herzegovina. Ele se dedica a fortalecer a dimensão vertical, o contato com Deus (espiritual), mas também trabalha na dimensão horizontal, na caridade com os irmãos (ação), a fim de manter a presença católica do país viva. Um jogo complicado, difícil, mas que ele está disposto a fazer de tudo pela vitória. Dom Franjo não tem medo de falar a verdade ou ir à luta quando se joga de forma desigual. Em um país que é praticamente um barril de pólvora prestes a explodir, o Arcebispo Komarica não se deixa intimidar pela hostilidade e a indiferença à sua volta. “Vou continuar a lutar, mesmo que tenham me atacado, até fisicamente. Se permanecermos em silêncio, os nossos adversários vencerão”.

9 – Padre Shields2018-06-14T16:42:34+00:00

Padre Shields
ATACANTE

Este sacerdote missionário dos EUA é o único sacerdote católico na Sibéria Oriental. Está a cerca de 1.300 km da missão católica mais próxima e tem dedicado a sua vida à luta pelos mais esquecidos. Ordenado no Alasca, o Pe. Shields trabalha nos últimos vinte anos na Rússia e a sua estratégia de jogo baseia-se na oração contemplativa diante do Santíssimo. Uma vez por semana, permanece um dia inteiro em oração no seu pequeno eremitério. É ali que ele planeja a sua estratégia, atrai os seus adversários e estabelece o seu plano de jogo. Depois, sai ao encontro dos seus fiéis e não hesita em atravessar vastas distâncias – quer físicas quer espirituais – para chegar até eles.

10 – Irmã Catarina2018-06-14T16:42:44+00:00

Irmã Catarina
ATACANTE

Esta religiosa missionária italiana também joga como atacante na Papua-Nova Guiné, juntamente com as outras quatro religiosas da sua comunidade. Não só joga, como é uma notável finalizadora. Porque aqui no coração da floresta tropical, na Diocese de Bereina, ela criou uma equipe de especialistas na educação de crianças e de jovens adultos. Muitos já aprenderam a ler, a escrever e a fazer contas graças ao trabalho incansável destas religiosas, que sabem armar contra o adversário e finalizar o jogo de forma limpa. Elas já estão ali a bastante tempo, mas não se deixam abater pelo trabalho duro e pelo cansaço.

11 – Você! Benfeitor2018-06-14T16:44:49+00:00

Benfeitor
CENTRO AVANTE

Sem uma equipe equilibrada e unida, ninguém pode ganhar o jogo. E enquanto o resto da equipe prepara o plano de jogo, trabalha a sua estratégia e resiste aos ataques do time adversário, há mais uma coisa que é necessária – a sua ajuda! A sua oração, o seu conhecimento dos nossos projetos e o seu apoio podem ser, muitas vezes, o toque final necessário para o sucesso. Por isso, vamos jogar juntos! Junte-se à ACN nesta Copa do Mundo e ajude-nos a vencer!

12 – Irmã Christine Joseph2018-06-14T16:43:22+00:00

Irmã Christine Joseph
TREINADORA

A Ir. Christine é responsável pelo apoio às Pequenas Comunidades Cristãs (PCC) na Índia. No total são cerca de 85 mil pequenas comunidades locais com 200 mil animadores ou líderes leigos. A maioria dos católicos indianos pertencem às classes mais baixas da sociedade, e é por esta razão que a Ir. Christine percorre milhares de quilômetros todos os anos para os ajudar. Como qualquer bom treinador, ela está lá para os ensinar, para os encorajar, dando o melhor de si. Este apoio é extremamente importante para os católicos da Índia, que enfrentam uma discriminação crescente e cada vez mais violenta em muitas regiões. A vitória pela qual a Ir. Christine está lutando é garantir que nenhum deles se sinta sozinho. A sua estratégia é criar uma rede de relações entre cada pessoa e Deus, e também entre os próprios cristãos.

TODOS OS DIAS, AO REDOR DO MUNDO

A Igreja organiza uma Copa do Mundo
para quem mais precisa

Copa do Mundo ACN

FAÇA PARTE DESSE TIME

SEJA UM BENFEITOR
A ACN está na Copa do Mundo. Ajude-nos a ganhar!