ACN

Comunidade mundial de fé

Publicado em: outubro 10th, 2025|Categorias: Palavra Viva|Views: 54|

Compartilhar

A Igreja é enviada por Cristo para levar o Evangelho a todas as pessoas. Uma missão que exige não somente as palavras, mas sobretudo o próprio testemunho e um verdadeiro amor ao próximo.

O documento Ad Gentes enfatiza que essa missão é para toda a Igreja, para todo batizado. Ao mesmo tempo pede que as culturas sejam respeitadas. O Evangelho deve lançar raízes no coração dos povos sem violar sua identidade. Somente assim ele adquire vida e credibilidade.

No centro de toda a ação missionária está a Eucaristia, pois também ali ela é “a fonte e o ápice de toda a vida cristã” (cf. Ecclesia de Eucharistia). Nela, o sacrifício de Cristo se torna presente para a salvação do mundo. Em todo lugar onde a Eucaristia é celebrada, brota nova esperança.

No entanto, em muitas partes do mundo os padres celebram a Eucaristia em condições dificílimas: sem igrejas, em pobreza e angústia, às vezes até arriscando a vida. Mesmo assim estes padres permanecem fiéis pelas suas comunidades e por Cristo.

O apoio da ACN nestes locais representa mais do que um socorro financeiro. Os padres que recebem nossa ajuda veem nelas também um sinal de solidariedade, uma expressão concreta de amor ao próximo e de dedicação, uma força extra para manter acesa a vida eucarística.

Quando vocês doam para a ACN, o sacrifício redentor de Cristo será celebrado em favor de suas necessidades pessoais por padres e fiéis que vivem, eles mesmos, em necessidade. Vocês oferecem não apenas apoio material, mas esperança e assistência pastoral. Dessa forma se torna concretamente tangível a comunidade mundial de fé.

Há 100 anos foi canonizada Teresinha do Menino Jesus. Embora tenha passado sua vida religiosa exclusivamente no Carmelo de Lisieux, ela foi declarada padroeira das missões pelo Papa Pio XI. Ela nos mostra o quanto a oração, o amor à missão e a proximidade com a Eucaristia podem transformar cada um de nós em um missionário.

Permaneçamos unidos aos nossos missionários em oração e por meio da ajuda concreta. São muitos os padres que têm seu sustento graças à sua generosidade.

Pe. Anton Lässer
Assistente Eclesiástico Internacional

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Deixe um comentário

Ir ao Topo