ACN

Combate ao êxodo dos Cristãos no Oriente Médio

Publicado em: março 18th, 2024|Categorias: Notícias|Views: 556|

Por décadas, a Síria e o Líbano têm enfrentado um contínuo êxodo de suas populações cristãs. A ACN está ativamente engajada em diversos projetos para combater esse fenômeno e preservar o legado cristão na região.

“Quero sair da Síria o mais rápido possível e me reunir com meu pai na Holanda, onde ele nos aguarda,” explica Jessy, um cristão de 21 anos de Homs, na Síria. “Embora fique triste em partir, muitas pessoas que conheço já deixaram o país.”

A crise econômica e a guerra civil na Síria levaram à pobreza generalizada, com 90% da população considerando emigrar, de acordo com o Padre Basilios Gergeos da paróquia de São José em Dwel’a, subúrbio cristão de Damasco.”Este é um momento crucial!” Tanto muçulmanos quanto cristãos estão partindo, mas o número de cristãos na Síria é tão pequeno que sua partida colocaria em questão a própria existência do cristianismo no país. De acordo com estimativas atuais, apenas cerca de 175.000 famílias cristãs permanecem. E o êxodo não mostra sinais de diminuição.

O êxodo também ocorre no Líbano

No Líbano, o colapso econômico resultou em um aumento significativo da emigração, especialmente entre os cristãos, cujas raízes remontam a Jesus. O medo de uma escalada da guerra em Gaza só intensifica o fenômeno. Nas palavras de Jad Chlouk, o pároco da Catedral Maronita de São Jorge em Beirute, “Se sairmos deste país, ninguém mais dará testemunho de Jesus Cristo aqui.”

A ACN apoia a Igreja local em seus esforços, financiando projetos como clínicas, acampamentos de verão e microempresas, para fornecer assistência às comunidades cristãs.

Agradecimento aos benfeitores

O Padre Basilios Gergeos expressa seus agradecimentos aos benfeitores da ACN: “Sem eles, não podemos estar tão próximos das pessoas quanto gostaríamos. Eles nos ajudam a servir as pessoas. Os projetos desempenham um papel importante em determinar se eles permanecerão na Síria,” comenta.

Os jovens são os que mais buscam uma vida melhor no exterior. Por isso a ACN está se esforçando, com o apoio de escolas católicas e várias atividades comunitárias, para dar às crianças e jovens habilidades sociais, abrir perspectivas para eles nos dois países e reforçar sua fé. Uma experiência sem precedentes, a Jornada Mundial da Juventude tanto na Síria quanto no Líbano, ocorreu no verão de 2023. “Este foi um evento histórico porque foi a primeira vez que a juventude católica de cada um dos dois países pôde se reunir, interagir e encorajar uns aos outros a construir seu país de origem,” diz Xavier Bisits, líder do projeto da ACN na Síria e no Líbano.

“Estamos construindo nosso lar!”

Apesar dos desafios, há um forte desejo entre os cristãos sírios e libaneses de contribuir para o futuro de seus países. Projetos de microfinanças supervisionados pelo Centro de Esperança e cofinanciados pela ACN, ajudam a criar oportunidades locais. Também preservam a identidade cristã e a dignidade humana.

Agradecendo aos benfeitores da ACN, Garabed Avedisian, que trabalha para o Centro de Esperança na Síria, comenta: “Com esses projetos, estamos construindo não apenas nosso país, estamos construindo nosso lar!”

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Deixe um comentário

Ir ao Topo