O papel dos anjos na vida cristã está no centro da campanha de oração deste ano
A Fundação Pontifícia ACN convida todas as paróquias, creches, escolas e famílias a participarem de mais uma edição anual da campanha de oração "Terço das Crianças". O evento tradicionalmente acontece no dia 18 de outubro.
"O Terço é muito valorizado por Deus. Além disso rezar é mais necessário do que nunca, por dois motivos. O primeiro é porque a Mãe de Deus o pediu especificamente nas aparições que foram aprovadas pela Igreja! Segundo, porque faz parte da tradição da Igreja e de muitos dos seus santos. Afinal é confirmado pela Doutrina da Igreja e está em sintonia com o nosso sentido cristão de fé", afirma o Cardeal Mauro Piacenza, presidente internacional da ACN.
Qual a proposta da Campanha de oração de 2023
Na campanha deste ano, a ACN convida as crianças a meditarem sobre uma passagem bíblica. Aquela em que São José é avisado por um anjo, em um sonho, para partir imediatamente para o Egito. Mas graças à ajuda do mensageiro de Deus, José conseguiu proteger a vida do Menino Jesus.
"É essencial para o nosso mundo que nos tornemos novamente conscientes dos santos anjos da guarda e peçamos a sua ajuda. Para que, assim, possamos aprender a reconhecer e a distinguir claramente os diversos desafios do nosso tempo. Não faria sentido ensinar novamente às crianças a oração do anjo da guarda, que durante muitos séculos foi uma prática corrente na vida da Igreja?", questiona o Cardeal, no seu convite para aderir à iniciativa.
Estamos diante de situações de guerra, violência e pobreza extrema em países como a Ucrânia, a Nigéria, Mianmar e o Paquistão, bem como em regiões do Oriente Médio e do Sahel, na África. Então a ACN deseja confiar à poderosa intercessão da Mãe de Deus em todos os lugares onde as pessoas não conseguem viver em paz.
Campanha tem aderência de diversos países
Em anos anteriores, grupos de diferentes países responderam de forma muito positiva ao convite da ACN para se juntarem a esta iniciativa. Em 2022, o Papa Francisco, após a oração do Angelus, encorajou os fiéis a participarem: "Agradeço a todas as crianças que participam desse evento. Unamo-nos todos e peçamos também a intercessão de Nossa Senhora para que ajude a Ucrânia e para que acabe com toda forma de guerra e de miséria", disse o Santo Padre.
A página da ACN na internet (https://www.acn.org.br/terco-das-criancas/) oferece material gratuito para aqueles que rezam nas paróquias, escolas, com grupos de crianças e nas famílias. O material contém instruções sobre como rezar o Terço, reflexões para as crianças sobre os Mistérios do Terço. Há, também, uma oração de consagração das crianças à Mãe de Deus Enfim um passo-a-passo de como fazer uma dezena do Terço de macramê e uma história em imagens sobre a ajuda do anjo Gabriel à Sagrada Família.
Link para o vídeo da campanha no canal do Youtube da ACN Brasil: https://youtu.be/KZCPEOSU1To?si=6W2pvJioMBd3ox-R
Como será o dia do Terço
O Assistente Eclesiástico da ACN Brasil, Frei Rogério Lima, irá rezar o Terço com as crianças em uma live transmitida no próprio dia 18. A transmissão será nos canais da ACN Brasil no Youtube e Facebook, às 15 horas.
As origens da iniciativa de oração "Terço das Crianças" remontam ao ano de 2005. Na ocasião um grupo de crianças foi visto rezando o Terço em santuário local na capital venezuelana, Caracas. Alguns dos adultos que testemunharam a cena lembraram das palavras do São Padre Pio. Ele disse: "Quando um milhão de crianças rezarem o Terço, o mundo mudará". Desde então, a campanha se espalhou rapidamente e se tornou um fenômeno mundial.
Por que no dia 18 de outubro?
Outubro é para a Igreja o mês do Rosário. No dia 18 deste mês é celebrado também o dia de São Lucas Evangelista. Foi ele quem transmitiu a história da infância de Jesus e, segundo a tradição, esteve muito próximo de Nossa Senhora, a Mãe de Deus. Portanto, 18 de outubro é um dia muito apropriado para o Terço das Criança.
Eco do Amor
última edição
Quase 20 anos da oração do terço pelas crianças, e nada mudou no mundo, nesse sentido….não está na hora de orar somente a oração do Pai Nosso, que Jesus mesmo nos ensinou? Pensemos nisso!!!!!