ACN

Caminhão da Amazônia: o amor de Deus em movimento

Publicado em: novembro 12th, 2024|Categorias: Notícias|Views: 246|

A Amazônia, conhecida como o pulmão do mundo por sua rica biodiversidade, também guarda histórias que renovam nossa esperança e nos inspiram. Em Altamira, no interior do Pará, um caminhão estacionado em uma oficina, entre ferrugem e sucatas, carrega memórias que jamais envelhecerão.

“Esse caminhão foi usado na Segunda Guerra Mundial, veio da Suíça, mas aqui trabalhou em uma guerra diferente: uma guerra de paz. Veio servir ao projeto de Deus, lutando pela paz e pelas famílias”, conta Orlando Bragança, proprietário da oficina, enquanto observa com admiração o veterano aposentado de rodas, que tanto amor transportou pela Amazônia.

O legado do caminhão-capela na Amazônia

Como aquele caminhão, outros 319 chegaram ao Brasil por meio do apoio da ACN aos salesianos, no Projeto AMA. Inicialmente, o nome AMA significava Ajuda Motorizada da Amazônia Legal. Mas com o tempo, a missão dos caminhões foi ampliada para se tornar a Assistência Missionária Ambulante.

Então o fundador da ACN, Padre Werenfried, escreveu sobre a inspiração desse projeto: “Nossos caminhões AMA garantem o contato entre os padres e as comunidades, promovem a criação de novas comunidades cristãs, levam alimentos, remédios, material didático e de construção, além de facilitar o comércio local. Aliás, pela primeira vez, pessoas exploradas recebem um preço justo pelo fruto de seu trabalho. Uma tocha de esperança foi acesa na região amazônica e esse fogo continua a circular.”

Hoje, apesar de não poder mais circular, o caminhão encontrado na oficina de Altamira se tornou um memorial de amor. “Na época em que a Transamazônica era quase intrafegável, esses caminhões desempenharam um papel crucial na expansão pastoral da região, transportando materiais de construção para casas paroquiais e igrejas”, explica Orlando, destacando: “Esses caminhões são relíquias!”

O impacto do Projeto AMA nas comunidades da Amazônia

Graças ao Projeto AMA, bispos, padres e religiosas puderam visitar e levar ajuda a diversas comunidades isoladas na Amazônia. O projeto envolveu 45 carregamentos de caminhões para o porto de Belém do Pará, treinamento de mecânica para 300 pessoas da região, capacitação de motoristas em Belém, Manaus, Cuiabá e Boa Vista. Além disso, a distribuição dos caminhões em 67 centros de 44 dioceses.

O projeto AMA é inspirado nos Caminhões-Capela, uma iniciativa da ACN. Na Europa, devastada pela guerra, a ACN espalhou dezenas de caminhões que se transformaram em verdadeiras “igrejas sobre rodas”. Então esses veículos levaram os sacramentos e alimentaram a fé dos fiéis em lugares isolados. Uma jovem, em carta ao Pe. Werenfried, expressou sua gratidão pela visita do caminhão, dizendo: “Nos sentimos agradecidos por não termos sido esquecidos.”

O som do motor dos caminhões chegando às vilas isoladas era um sinal de que alguém se importava com aqueles que enfrentavam grandes dificuldades. Assim, aais do que transporte, os caminhões eram um símbolo de esperança e um lembrete de que o amor é sempre criativo e capaz de transformar realidades.

O combustível da esperança: como o caminhão continua a transformar a Amazônia

No Brasil, esses caminhões chegaram carregados de amor fraterno e esperança. Rafael D’Aqui, responsável pela seção de projetos da ACN na América Latina, compartilha sua experiência ao encontrar um desses veículos em uma viagem ao estado do Pará, em setembro de 2024: “O caminhão se desgasta com o tempo, mas o impacto permanece. Encontrei pessoas que testemunharam a chegada desses veículos quando eram jovens. Elas afirmaram que ajudaram a construir muitas das estruturas eclesiais que hoje vemos, como casas paroquiais e igrejas.”

O que começou como uma parceria entre os benfeitores da ACN e o povo da região gerou uma rede de solidariedade. Com terços nas mãos e muita fé no coração, os missionários avançaram pela Transamazônica, promovendo a evangelização e a construção de comunidades cristãs. Esse trabalho continua a abastecer a Amazônia até hoje, com a construção de novas igrejas, suporte a religiosas. Também a motorização de missionários por meio de barcos, carros e motos que ampliam o alcance pastoral.

Além disso, a instalação de painéis solares tem reduzido os custos com energia, permitindo que mais recursos sejam investidos em atividades de evangelização e no apoio às comunidades.

O amor de Deus em movimento: a missão do Projeto AMA

O nome AMA não foi escolhido por acaso. Além de resumir a missão dos caminhões, a palavra “AMA” também é a conjugação no tempo presente do verbo amar, refletindo a verdadeira essência do projeto: um ato de amor incondicional que se esforça para, no momento presente, confortar os corações e espalhar o amor de Deus.

Esses caminhões não foram apenas uma solução prática para desafios logísticos, mas um símbolo de uma missão de amor e solidariedade que ainda transforma vidas. A generosidade dos benfeitores da ACN continua a ser o combustível da missão pastoral que não conhece limites e nunca enferruja.

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Deixe um comentário

Ir ao Topo